metropoles.com

Juiz é aposentado compulsoriamente por favorecer amigo advogado

O advogado, investigado por sua proximidade com uma facção criminosa, foi citado em diálogos interceptados que indicavam influência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tribunal da Paraíba
Imagem colorida da fachada do Tribunal da Paraíba
1 de 1 Imagem colorida da fachada do Tribunal da Paraíba - Foto: Tribunal da Paraíba

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, nesta quarta-feira (23/10), pela aposentadoria compulsória do juiz Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, da 2ª Vara da Comarca de Itaporanga (PB). A decisão foi tomada devido à violação dos princípios de imparcialidade, decoro e moralidade pública por parte do juiz.

A decisão, que garante ao magistrado vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, foi tomada por unanimidade durante uma sessão administrativa e seguiu o voto do relator, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.

A condenação teve como base acusações formuladas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que apontou desvios funcionais do magistrado, incluindo a parcialidade em suas decisões judiciais, subversão da ordem processual e o favorecimento de um advogado amigo íntimo. O advogado, investigado por sua proximidade com uma facção criminosa, foi citado em diálogos interceptados que indicavam seu poder de influência junto ao juiz para desmanchar processos criminais.

De acordo com o MPPB, as interceptações telefônicas revelaram que membros da organização criminosa se referiam ao advogado como alguém “muito amigo do juiz”, sendo capaz de manipular o andamento de processos. O magistrado também foi acusado de compartilhar informações sigilosas das investigações com o advogado, que repassaria esses dados para os criminosos.

Leia reportagem completa no Portal T5, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?