metropoles.com

Juiz da Lava Jato pede maior segurança contra “poder político” de Moro

Pedido acontece após o juiz da Lava Jato, Eduardo Appio encaminhar ao STF denúncia de tentativa de extorsão envolvendo Moro e Dallagnol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Justiça Federal
Foto colorida do juiz Eduardo Appio, afastado da Lava Jato - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do juiz Eduardo Appio, afastado da Lava Jato - Metrópoles - Foto: Reprodução/Justiça Federal

O juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que abriga a operação Lava Jato, solicitou, nessa quarta-feira (29/3), ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), um reforço na sua segurança pessoal contra o que chama de ameaças e pressões por parte do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

O pedido acontece após o magistrado da Lava Jato encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia do advogado Rodrigo Tacla Duran contra o ex-juiz Moro e o ex-procurador  Dallagnol, aos quais atribui tentativa de extorsão.

Na audiência realizada na última segunda-feira (27/3), Tacla Duran, que atuou como advogado da empreiteira Odebrecht, acusou Moro e Dallagnol de estarem envolvidos em um caso de extorsão contra ele durante as investigações.

Appio declarou que é alvo de ameaças e pressões após a denúncia apresentada pelo ex-advogado da Odebrecht. Para o atual juiz da Lava Jato, as coações são “consequência direta do poderio econômico, social (redes sociais) e político exercido” pelo senador Sergio Moro e pelo deputado federal Deltan Dallagnol.

Segundo o g1, no documento, Eduardo Appio também apresentou pressões sofridas por conta de um júri a ser realizado por ele que possui réu apontado como membro de uma facção. No pedido, o juiz solicita o uso de um carro blindado pelo prazo de 60 dias.

Troca de acusações

A defesa do senador Sergio Moro protocolou, nessa terça-feira (28/3), um pedido em que solicita o afastamento das decisões em processos da Lava Jato determinadas por Eduardo Appio.

Nas redes sociais, o deputado federal Deltan Dallagnol acusou o juiz Appio de “lulista e midiático” e afirmou que as denúncias apresentadas pelo advogado Rodrigo Tacla Duran são falsas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?