metropoles.com

Judiciário reabre trabalhos nesta segunda e tem eleições como pauta

O presidente do STF, Luiz Fux, disse esperar que “candidatos respeitem seus adversários”. O 2º semestre terá troca na gestão do STF e do TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, com destaque à estátua da Justiça - Metrópoles
1 de 1 Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, com destaque à estátua da Justiça - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, abriu nesta segunda-feira (1º/8), os trabalhos do segundo semestre do Judiciário. Em seu discurso, Fux ressaltou que a Corte tomou 46 mil decisões somente nos seis primeiros meses de 2022 e que tem dias desafiadores pela frente.

Conforme consta na pauta publicada do mês de agosto, estão previstos julgamentos de ações que tratam de controvérsias tributárias; regras do processo eleitoral; direito à educação básica para crianças; direito à saúde; direito ao sigilo de dados pessoais; proteção ambiental; direitos trabalhistas diversos; teto de gastos da administração pública, entre outros.

Conforme frisou Fux, um dos julgamentos “mais importantes do semestre” ocorrerá nesta quarta-feira (3/8), quando o STF analisará a constitucionalidade de alterações na lei de improbidade administrativa.

A decisão neste caso definirá o futuro de políticos na participação do pleito. A partir do que deliberar o plenário, políticos ficarão elegíveis ou inelegíveis.

Eleições

Durante a abertura, Fux ainda ressaltou que, em dois meses, a população brasileira vivenciará um dos momentos mais sensíveis de um regime democrático, as eleições.

“Felizmente, nossa democracia conta com um dos sistemas eleitorais mais eficientes, confiáveis e modernos de todo o mundo, mercê de ostentar no seu organismo uma Justiça Eleitoral transparente, compreensível, e aberta a todos aqueles que desejam contribuir positivamente para a lisura do prélio eleitoral”, disse.

Segundo o presidente do STF, o anseio do tribunal é que os candidatos respeitem os adversários, “que efetivamente não são seus inimigos; confiando na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerrar o ciclo de 2022 sem incidentes”, completou.

O ministro ainda ressaltou que o STF e o TSE passarão por trocas de comando nos meses que seguem. Em 12 de setembro, a ministra Rosa Weber assume o STF. No TSE, Alexandre de Moraes entra no lugar de Edson Fachin. Ambos estarão no comando das Cortes em outubro, quando ocorre o pleito eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?