Jovem que resgatou família de enxurrada receberá medalha no Rio
Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, resgatou mãe e irmãs gêmeas em enxurrada no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (6/3), a entrega da Medalha Tiradentes para Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, de 20 anos, que resgatou uma mulher e duas crianças que estavam em um carro durante enxurrada no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O projeto que concede a medalha ao jovem é de autoria dos deputados estaduais Felipinho Ravis (SDD) e Átila Nunes (PSD). O texto segue para promulgação do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União).
A redação também é assinada pelos deputados Carlos Minc (PSB), Elika Takimoto (PT), Fred Pacheco (PMN) e Martha Rocha (PDT).
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que o rapaz regata a mulher e duas bebês, gêmeas de 1 ano. Logo depois do salvamento, o carro da família é levado pela água.
Depois do resgate, Marcos retornou para casa e se deparou com o local alagado. Nas redes sociais, ele compartilhou a situação da residência e agradeceu ao apoio que recebeu.
“A homenagem é dedicada ao ato de heroísmo de Marcos. O mundo precisa de pessoas com o coração disponível, empatia e abnegação. Ele colocou em risco a sua própria vida naquelas condições tão adversas”, destacam os autores.
Vaquinha
Para recuperar os móveis perdidos durante a enchente de 21 de fevereiro, Marcos criou uma vaquinha on-line para tentar recuperar os itens. Segundo ele, uma geladeira recém comprada foi perdida por causa da chuva forte.
A meta da vaquinha era arrecadar R$ 30 mil, mas o valor chegou aos R$ 117.486,32, até a noite desta quarta-feira (6/3).