metropoles.com

Jovem negra denuncia PMs por racismo no Maranhão

Mulher foi imobilizada, subjugada, presa e acusada de desacato pela PM depois que motorista de ônibus suspeitou que ela fosse “criminosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jovem é imobilizada, subjugada e presa pela PM no Maranhão
1 de 1 Jovem é imobilizada, subjugada e presa pela PM no Maranhão - Foto: Reprodução

São Paulo – O Comando da Polícia Militar do Maranhão informou, neste domingo (16/1), que vai abrir uma sindicância para investigar denúncia de racismo feita contra policiais do estado.

Os agentes foram acusados porque imobilizaram, subjugaram e prenderam uma jovem negra sem que houvesse motivo para uso de força ou para prisão, de acordo com testemunhas. Um dos policiais chegou a usar o joelho contra as costas da mulher para mantê-la no chão.

Tainara dos Santos, 22 anos, foi detida no dia 24 de dezembro do ano passado após a polícia ser chamada pelo motorista do ônibus em que ela estava. O condutor alegou que a jovem e outras duas pessoas eram “criminosos”.

Mesmo depois da abordagem da PM, o motorista teria se recusado a seguir viagem com as passageiras.

“Por que eu não podia continuar dentro do ônibus? Eu falei para o policial que ninguém ia me segurar. E eu, descendo do ônibus, falei para o motorista: ‘eu vou tirar aqui uma foto do teu ônibus e vou te denunciar’”, afirmou Tainara ao portal G1.

Um vídeo feito por passageiros mostra momento que a jovem foi contida por dois policiais. Os PMs a detiveram e levaram para a Delegacia da Vila Embratel, a 10 km da abordagem.

A jovem alega que ficou detida por quatro horas, sem comunicação com familiares. Os policiais a acusaram de desacato em boletim de ocorrência.

Depois de ser solta, Tainara registrou ocorrência contra os PMs e buscou ajuda da Comissão da Verdade e Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB-MA).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?