metropoles.com

Jovem indígena de 22 anos é morto em reserva Pataxó na Bahia

Colegas de Vitor Braz Souza alegam que o jovem foi baleado durante evento de não indígenas, realizado sem autorização da comunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Vitor Braz vivia na aldeia Pataxó Novos Guerreiros, em Porto Seguro, na Bahia
1 de 1 Vitor Braz vivia na aldeia Pataxó Novos Guerreiros, em Porto Seguro, na Bahia - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lideranças indígenas acusam participantes do evento Sigilo Fest, em Porto Seguro (BA), de assassinarem o jovem Vitor Braz de Souza, de 22 anos, integrante da aldeia Pataxó.

Nas redes sociais, a escritora, ativista e estudante de agroecologia Thaynara Pataxó denunciou o caso. De acordo com a jovem, a realização da festa foi autorizada pela prefeitura de Porto Seguro.

O evento teria ocorrido em Coroa Vermelha, onde está localizada a aldeia Pataxó Novos Guerreiros, sem autorização da comunidade. Ela alega que os moradores da região estavam incomodados com o barulho e pediram para os organizadores abaixarem o volume do som. Vitor teria sido baleado neste momento.

“Vitor saiu de casa para reivindicar por um direito seu, por um pouco de silêncio para sua esposa e filho que está com 30 dias de nascido. Inacreditável a forma como o cacique e demais lideranças e Vitor foram tratados, sem o mínimo de respeito e como forma de impor sobre o nosso território, atiraram contra Vitor em seu pescoço”, afirmou Thaynara.

A jovem pediu solidariedade pela família de Vitor. De acordo com Thaynara, ele participava ativamente do movimento indígena, com atuação em mobilizações e coletivos. Ela explica que ele era neto do primeiro cacique da aldeia Pataxó Novos Guerreiros.

“Vitor estará sempre presente em nossos corações e exigimos #JustiçaPorVitorPataxó”, escreveu a jovem. Veja a publicação:

A reportagem do Metrópoles procurou a Prefeitura de Porto Seguro e a Polícia Civil da Bahia para solicitar mais informações sobre o caso. A Prefeitura não retornou o contato. A PCBA informou que investiga o caso.

“A 1ª DT/Porto Seguro está responsável pela investigação do homicídio de Vitor Braz de Souza, de 22 anos. De acordo com o registro, o homem foi atingido por um disparo de arma de fogo, em Coroa Vermelha. A motivação e a autoria do crime estão sob apuração”, divulgou a corporação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?