metropoles.com

Jovem de 18 anos realiza sonho de abrir barbearia após programa social

Samuel Pinheiro dos Santos deixou escola após ter depressão, mas resolveu se dedicar à barbearia e investir na profissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Jovem se tornou barbeiro após projeto social
1 de 1 Jovem se tornou barbeiro após projeto social - Foto: Arquivo pessoal

Com apenas 18 anos, o jovem Samuel Pinheiro dos Santos conseguiu realizar seu maior sonho: abrir sua própria barbearia. Esse objetivo surgiu há cerca de quatro anos, quando o jovem começou seu estudo das tesouras em um projeto social de prevenção à criminalidade, o Fica Vivo!, em Belo Horizonte (MG).

A vontade de trabalhar como barbeiro foi uma forma de superar a depressão, quando ainda tinha 14 anos. “Eu queria cometer suicídio. Já não queria mais viver. Tão novo e já me sentia um inútil”, relembra Samuel. Foi nessa época que ele começou a frequentar o projeto, onde seus amigos participavam da oficina de barbeiro.

“Quando eu cheguei lá, aquele tanto de adolescente da minha idade cortando cabelo, foi ali que surgiu o interesse”, diz. “Eu fiquei maluco! Ali, eu me senti em casa, me senti acolhido, me senti confortável. Foi ali que o mundo da barbearia me abraçou de jeito”.

Após deixar a escola por conta da depressão, Samuel decidiu focar seus esforços na profissão. Ele usou o cartão de crédito de sua avó para comprar uma máquina profissional de corte de cabelo de R$ 550 em 8 vezes, colocou uma cadeira, um espelho e uma mesa no quintal de sua casa e começou a trabalhar.

“Ao mesmo tempo que eu ia ganhando dinheiro para pagar a máquina, eu ia pegando experiência. E continuei frequentando o curso durante um ano e meio”, conta.

4 imagens
Samuel trabalha com cortes para pagar investimento
Samuel pretende expandir o negócio
Estudo começou aos 14 anos em um projeto social
1 de 4

Jovem realizou o sonho aos 18 anos

Arquivo pessoal
2 de 4

Samuel trabalha com cortes para pagar investimento

Arquivo pessoal
3 de 4

Samuel pretende expandir o negócio

4 de 4

Estudo começou aos 14 anos em um projeto social

Arquivo pessoal

Vendo o esforço do jovem, a mãe de Samuel resolveu ceder sua sala para que ele começasse seu empreendimento. “Comecei a ficar conhecido no bairro, e foi aí que eu surgiu a ideia de construir uma barbearia no quintal de casa, totalmente da fundação”, relembra.

Um ano depois, Samuel consegui inaugurar a SPS Barbearia, custeada apenas com o dinheiro dos cortes. “Hoje, com apenas 3 meses de vida, a SPS Barbearia está tendo uma evolução enorme. E é só o começo! Em 2024, a SPS vai entrar em processo de expansão”, comemora o jovem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?