Jovem de 18 anos realiza sonho de abrir barbearia após programa social
Samuel Pinheiro dos Santos deixou escola após ter depressão, mas resolveu se dedicar à barbearia e investir na profissão
atualizado
Compartilhar notícia
Com apenas 18 anos, o jovem Samuel Pinheiro dos Santos conseguiu realizar seu maior sonho: abrir sua própria barbearia. Esse objetivo surgiu há cerca de quatro anos, quando o jovem começou seu estudo das tesouras em um projeto social de prevenção à criminalidade, o Fica Vivo!, em Belo Horizonte (MG).
A vontade de trabalhar como barbeiro foi uma forma de superar a depressão, quando ainda tinha 14 anos. “Eu queria cometer suicídio. Já não queria mais viver. Tão novo e já me sentia um inútil”, relembra Samuel. Foi nessa época que ele começou a frequentar o projeto, onde seus amigos participavam da oficina de barbeiro.
“Quando eu cheguei lá, aquele tanto de adolescente da minha idade cortando cabelo, foi ali que surgiu o interesse”, diz. “Eu fiquei maluco! Ali, eu me senti em casa, me senti acolhido, me senti confortável. Foi ali que o mundo da barbearia me abraçou de jeito”.
Após deixar a escola por conta da depressão, Samuel decidiu focar seus esforços na profissão. Ele usou o cartão de crédito de sua avó para comprar uma máquina profissional de corte de cabelo de R$ 550 em 8 vezes, colocou uma cadeira, um espelho e uma mesa no quintal de sua casa e começou a trabalhar.
“Ao mesmo tempo que eu ia ganhando dinheiro para pagar a máquina, eu ia pegando experiência. E continuei frequentando o curso durante um ano e meio”, conta.
Vendo o esforço do jovem, a mãe de Samuel resolveu ceder sua sala para que ele começasse seu empreendimento. “Comecei a ficar conhecido no bairro, e foi aí que eu surgiu a ideia de construir uma barbearia no quintal de casa, totalmente da fundação”, relembra.
Um ano depois, Samuel consegui inaugurar a SPS Barbearia, custeada apenas com o dinheiro dos cortes. “Hoje, com apenas 3 meses de vida, a SPS Barbearia está tendo uma evolução enorme. E é só o começo! Em 2024, a SPS vai entrar em processo de expansão”, comemora o jovem.