metropoles.com

Jovem com paralisia cerebral usa TikTok para “descomplicar” deficiência

Isabella Savaget, de 20 anos, compartilha com mais de 800 mil seguidores sua rotina como uma pessoa com paralisia cerebral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Jovem com paralisia cerebral compartilha rotina no TikTok
1 de 1 Jovem com paralisia cerebral compartilha rotina no TikTok - Foto: Reprodução/Redes sociais

A estudante de comunicação social Isabella Savaget, de 20 anos, já acumula 800 mil seguidores no TikTok. Além dos conteúdos comuns na plataforma, como coreografias, registros do dia a dia, rotina de treinos e “arrume-se comigo”, Isabella – que tem paralisia cerebral – criou o Bella Descomplica, para quebrar estigmas e preconceitos com a deficiência.

“Em pautas sobre inclusão, pessoas sem deficiência debatem a nossa causa. Um criador de conteúdo com deficiência dá voz à causa em suas redes. Isso é representatividade”, diz a jovem. “Tem tanta gente falando por nós que ficamos invisíveis na sociedade.”

Isabella tem paralisia cerebral devido à falta de oxigenação na hora do parto, o que lesionou a parte motora do seu cérebro. Desde os 7 meses, no entanto, a influencer faz tratamentos e tenta garantir que a deficiência não a defina.

Ela começou a publicar vídeos em 2020, no ápice da pandemia. No início, a ideia foi compartilhar na internet algo que ama fazer: dançar. Ela conta que, mesmo antes de dar seu primeiro passo, aos 6 anos, a música era seu maior incentivo para se levantar.

“A dança sempre foi muito importante na minha vida. Lembro que não conseguia sozinha, mas era só tocar uma música que colocava a mão no joelho e ia até o chão”, conta. “Faço a coreografia do meu jeito, dito o meu ritmo. Dançar é para todos.”

Bella Descomplica

E não é somente esse estigma que Isabella pretende quebrar. Neste ano, ela começou o quadro “Bella Descomplica”, e já publicou vários vídeos mostrando que a deficiência é apenas uma entre suas diversas características.

Em uma das postagens, a jovem mostrou seus recursos assistivos, para ajudá-la a viver uma vida sem depender dos demais. Entre eles, estão cadeira no box, escova de banho de cabo longo, base de maquiagem em bastão, perfume roll-on, tênis com zíper e velcro, adaptador para botão e zíper, canudo e talher com cabo mais grosso.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Isabella Savaget (@bellasavaget)

Assim, ela mostra que, diferente do que pensam, não depende dos outros para comer, tomar, banho, se vestir ou até mexer nas redes sociais.

Em outro vídeo, Isabella destaca termos capacitistas – como “pessoas especiais” ou “portadores de deficiência” – e alerta para a importância de não utilizá-los. Isabella também já fez vídeos sobre sexualidade, ressaltando como Pessoas com Deficiência (PCD) não são crianças, e podem ter “contatinhos”, como ela descreve.

“Não somos super-heróis ou seres divinos que precisam de milagre ou cura. Só queremos um dia de paz”, finaliza.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?