José Múcio diz que Forças Armadas vão “garantir o regime democrático”
Ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro participou da passagem do comando da Força Aérea para Marcelo Kanitz Damasceno
atualizado
Compartilhar notícia
José Múcio Monteiro, novo ministro da Defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou nesta segunda-feira (2/1) da cerimônia de passagem de comando da Aeronáutica para o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Durante a cerimônia, Múcio reforçou o trabalho da Força Aérea Brasileira para a manutenção da democracia.
“Estou certo de que a Força Aérea Brasileira passa a ser comandada por um homem público com liderança para honrar a hierarquia e a disciplina e para manter a instituição como um dos pilares da democracia. Vamos juntos e em harmonia trabalhar pela defesa e segurança do Brasil e pela garantia do regime democrático”, disse Múcio.
Marcelo Kanitz Damasceno foi escolhido para o cargo pelo critério de antiguidade. O tenente-brigadeiro do Ar substitui Carlos de Almeida Baptista Junior, que detém o mesmo cargo de seu sucessor.
O novo comandante da Aeronáutica entrou para a FAB em março de 1976. Natural de Canoas-RS, Damasceno é piloto operacional nas aviações de patrulha, asas rotativas e transporte.
Ao longo de sua carreira nas Forças Armadas, Marcelo Kanitz Damasceno ocupou a chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix, o comando do Grupo de Transporte Especial, além de ter sido o comandante da base aérea de Brasília, adido de defesa e de aeronáutica na embaixada do Brasil em Bruxelas, na Bélgica, e em Paris, na França.
Em novembro de 2018, o novo comandante alçou ao cargo de tenente-brigadeiro e estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.