metropoles.com

José Guimarães minimiza suspensão de reunião entre Haddad e líderes

Reunião com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente da Câmara, Arthur Lira, deve ocorrer após o Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - metrópoles
1 de 1 José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), comentou as razões para o cancelamento da reunião de líderes que ocorreria nesta terça-feira (6/2). O encontro reuniria os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e o das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com os líderes partidários da Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), não estaria presente.

O líder do governo minimizou a tensão nas relações entre o governo federal e o parlamento e afirmou que a reunião foi suspensa porque a maioria dos líderes estão fora de Brasília. O encontro, portanto, será remarcado para depois do Carnaval.

“Nós faremos após o Carnaval em função de que os líderes, a maioria está viajando, não tem nem votação na Câmara. Nós achamos, por prudência, fazer essa reunião após o Carnaval”, explicou.

O deputado também negou haver desconforto do governo em relação às falas de Lira durante a volta dos trabalhos no Congresso Nacional. O presidente da Câmara defendeu que o orçamento “é dos brasileiros”, e não deveria ser de autoria do Poder Executivo.

“A remarcação da reunião e o discurso são coisas distintas. Não é porque ele fez o discurso que nós marcamos ou desmarcamos. Eu acho que o presidente Lira fez um pronunciamento amplo sobre as relações com o governo. Não achei nada demais”, afirmou Guimarães.

Há uma disputa de versões sobre quem teria pedido o cancelamento da reunião desta terça, visto que alguns líderes demonstraram desinteresse com o encontro ou nem sabiam da agenda. À tarde, Guimarães foi até Haddad para conversar sobre o assunto.

A ideia é que Lira participe da reunião com os deputados que será remarcada. “Evidentemente, em todas as votações na Câmara nós temos que envolvê-lo. E a nossa ideia é, após o Carnaval, pacificarmos uma reunião com a presença dele [Lira], inclusive”, anunciou Guimarães.

Apesar do cancelamento da reunião com os deputados, Haddad manteve uma segunda reunião que teria com os líderes partidários do Senado. Os senadores são recebidos nesta tarde, na Fazenda.

MP da Reoneração

Durante a conversa, o petista acrescentou que sugeriu ao ministro Haddad substituir a MP da Reoneração por um projeto de lei de urgência constitucional. No entanto, o tema está em discussão entre o chefe da pasta e os presidentes da Câmara e do Senado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?