metropoles.com

Jornalista Ribamar Oliveira morre de Covid-19 em Brasília

Após lutar contra o vírus por 50 dias, o colunista e repórter do jornal Valor Econômico não resistiu e morreu nesta terça-feira (1º/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ribamar
1 de 1 Ribamar - Foto: Reprodução

O jornalista Ribamar Oliveira, colunista e repórter do jornal Valor Econômico, morreu nesta terça-feira (1º/6) em Brasília, depois de lutar contra a Covid-19 durante quase 50 dias.

Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Oliveira passou pelos principais jornais e revistas do país.  Além do Valor Econômico, ele foi chefe de redação da sucursal de O Globo em Brasília, repórter do Jornal do Brasil e coordenador de economia, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, além de ter trabalhado nas revistas Veja e Isto É.

O jornalista também foi assessor de imprensa do Ministério do Planejamento em 1994, ano de lançamento do Plano Real, e do Banco Central. Ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Esso de Economia pela reportagem “O escândalo dos precatórios”. É coautor do livro A Era FHC, um balanço.

“Seu exemplo de ética, de profissionalismo, de dedicação ao jornalismo e de amor à família e à vida nos enchem de orgulho e nos guiarão a partir de agora”, disse a família, em nota. “Em respeito aos protocolos de segurança e ao isolamento sempre defendido por ele ao longo de toda a pandemia, informamos que não haverá velório e seu corpo será cremado, como era da vontade dele.”

Ribamar deixa a esposa, Lílian, e os filhos Júlia, Valentina e Ricardo.

Notas de pesar

O Banco Central lamentou a morte do jornalista Ribamar Oliveira, “cuja excelência e a seriedade do trabalho serviu como exemplo a todos nesta instituição em seu período como Assessor de Imprensa. Foi uma honra contar com o profissionalismo de Ribamar no trabalho de bem informar a sociedade sobre as atividades do Banco Central. No jornalismo, sua ausência será sentida por todos os colegas”.

O Ministério da Economia também divulgou uma nota, na qual diz que recebeu com muita tristeza a notícia da morte do jornalista. “O colunista do jornal Valor Econômico era conhecido pelo alto nível técnico, seriedade na apuração, ética e bom humor. A trajetória premiada e o reconhecimento dos colegas e dos técnicos da equipe econômica refletem a carreira de sucesso dedicada à cobertura econômica. O Ministério lamenta a perda e se solidariza com a família e amigos”, informou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?