metropoles.com

Jornalista que compartilhou foto de juíza no 7 de Setembro é indiciado

A investigação começou após a magistrada registrar um boletim de ocorrência acusando o jornalista de divulgar indevidamente fotos suas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Internet
Polícia indicia jornalista que compartilhou fotos de juíza do PR em protestos antidemocráticos
1 de 1 Polícia indicia jornalista que compartilhou fotos de juíza do PR em protestos antidemocráticos - Foto: Reprodução/Internet

O jornalista José Adalberto Maschio foi indiciado pela Polícia Civil do Paraná por calúnia e difamação após compartilhar fotos da juíza Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha em protestos antidemocráticos de 7 de Setembro.

A investigação começou após a magistrada registrar um boletim de ocorrência acusando o jornalista de divulgar indevidamente fotos dela no protesto.

As imagens foram compartilhadas por Maschio junto a um texto em que o profissional questionava a adesão da juíza no ato, de cunho político e cuja pauta principal em todo o Brasil foi contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia dos protestos, a juíza estava ao lado da procuradora federal Maria Isabel Araujo Silva, também lotada em Londrina, e de outras duas pessoas. As duas aparecem juntas, paramentadas de verde e amarelo, em um espaço fechado em São Paulo.

A imagem mostra o grupo ostentando uma faixa com a frase “Supremo é o povo”. A expressão tem sido bastante usada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para pedir a destituição dos ministros do STF.

Sindicância

A juíza virou alvo de uma sindicância aberta pela corregedor-geral da Corte paranaense. A Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e o Código de Ética da profissão proíbem juízes de participar de atividades político-partidárias.

A magistrada  pede a retirada do conteúdo da página do jornalista no Facebook e a retratação “em todos os meios de comunicação em que a informação falsa foi indevidamente veiculada”.

O caso está agora no Ministério Público do Paraná (MPPR), que vai definir se oferece ou não denúncia contra o profissional da imprensa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?