Jornalista Bernardo de La Peña morre vítima de câncer no Rio
Jornalista morreu nesta segunda (8/5) vítima de câncer no cérebro. Ele é autor dos livros Memorial do Escândalo e Um Carioca no Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O jornalista e escritor Bernardo de La Peña morreu, nesta segunda-feira (8/5), no Rio de Janeiro (RJ). O repórter lutava contra um câncer no cérebro.
Durante a carreira, La Peña teve passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Graduado em jornalismo em 1998 pela Faculdade da Cidade, acumulou dois Prêmios Esso de Informação Econômica (2001) e de Jornalismo (2002).
Além de “jornalista por formação e repórter por profissão”, como se descreve em uma rede social, Bernardo era escritor. Ele publicou as obras Memorial do Escândalo, livro-reportagem sobre a cobertura do mensalão; e Um Carioca no Planalto, com relatos do período em que atuou na cobertura do Palácio do Planalto, em Brasília.
O velório e sepultamento de Bernardo de La Peña serão no fim da tarde desta segunda-feira (8/5), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Homenagens
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, prestou homenagem ao jornalista nas redes sociais. Ele descreveu o profissional como “aguçado, gentil, firme, curioso” e um “grande jornalista”.
“Para que vocês tenha uma ideia do quanto eu admirava esse cara, uma das inspirações para dar o nome do meu primeiro filho foi conhecer esse ser humano incrível. Que Deus possa confortar os corações de seus familiares e amigos”, escreveu Paes.
Rodrigo Rangel, colunista do Metrópoles, destacou que Bernardo era “um colega competente e sempre gentil, companheiro na jornada, e deixa aqui uma bela história”.
O ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia destacou que La Peña era “um repórter nato, dos melhores na cobertura política, alguém que acompanhou de perto minha trajetória como político”. “Meus profundos sentimentos aos seus familiares, que possam ser confortados”.