metropoles.com

Joice contradiz Bolsonaro e sugere limpeza no governo: “Uma peneirada”

Líder governista afirmou que recebe todas as mensagens do presidente, mas diz não recebido nenhum texto que ele teria enviado por Whatsapp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
joice hasselmann_Agência Câmara
1 de 1 joice hasselmann_Agência Câmara - Foto: Agência Câmara

A líder do governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP), contradisse, nessa segunda-feira (20/05/2019), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ao falar que ele não teria enviado, via Whatsapp, o texto de “autor desconhecido” que trata das dificuldades que estaria enfrentando para governar. Neste sábado (19/05/19), o próprio Bolsonaro afirmou que teria feito o repasse da mensagem. “O texto? Pergunta para o autor. Eu apenas passei para meia dúzia de pessoas”, disse o presidente, em frente ao Palácio da Alvorada.

A líder do governo, no entanto, acredita que quem viralizou o texto é um integrante do governo que recebeu em particular a mensagem e quis atrapalhar os trabalhos de Bolsonaro. “Eu não recebi o texto e eu recebo todos os textos que o presidente encaminha, textos que podem ser divulgados ou não. A Secom (Secretaria de Comunicação) daqui não recebeu, os ministros não receberam”, assegurou a líder.

Joice afirmou que, caso uma pessoa específica tenha repassado o texto enviado pelo presidente, a ação seria “no mínimo mau-caratismo” e sugeriu uma “peneirada” no governo para tirar quem não está ajudando”.

“A gente tem que ver quem está ajudando e quem está indo contra o pais. É fazer essa peneirada para que a gente possa seguir em frente e tocar esse Brasil”, completou. Questionada sobre quem estaria indo contra o governo, a líder disse que já tem vários nomes em mente, embora prefira não revelá-los. “Quem não ajuda, atrapalha”, disse, repetidamente.

Figuras em órbita
Joice ainda afirmou que tais integrantes do governo também estariam emperrando as articulações do executivo com o Congresso. “Nós temos outras figuras aí em órbita, que não é o presidente da República, que tem feito ataques àqueles que podem ser nossos aliados. Então, não é o presidente que tem feito um discurso beligerante nesse momento”, completou.

A líder defendeu que uma rotina de conversas é a base para conseguir uma boa articulação com os parlamentares. “Não se consegue aliados maltratando pessoas”, ressaltou.

Derrrotas
Sem força com o Legislativo, nas últimas semanas, os parlamentares impuseram mais uma derrota ao governo com a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar o contingenciamento na pasta.

Além disso, o presidente da Comissão Especial que analisa a reforma, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), chegou a indicar um texto alternativo ao proposto por Bolsonaro, para que a Previdência tenha a cara do Parlamento, e não a do Executivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?