metropoles.com

“Joias” para rei Charles achadas sob cama de Michelle são bijuteria

Ex-primeira-dama alegou que joias foram presente de um anônimo ao rei Charles e que foram trazidas ao Brasil por engano por servidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/Jane Barlow-WPA Pool/Getty Images
Montagem com fotos coloridas de Michelle Bolsonaro e rei Charles - Metrópoles
1 de 1 Montagem com fotos coloridas de Michelle Bolsonaro e rei Charles - Metrópoles - Foto: Montagem/Jane Barlow-WPA Pool/Getty Images

As joias encontradas sob a cama usada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, na embaixada do Brasil em Londres, eram, na verdade, bijuterias, segundo o Itamaraty. Como revelado pelo Metrópoles, uma caixa de papelão com os objetos foi encontrada sob a cama do casal durante uma viagem oficial à Inglaterra, em setembro de 2022.

A caixa foi trazida ao Brasil por um militar da Ajudância de Ordens em um voo do escalão avançado (Scav), que prepara a chegada do presidente no seu destino, e colocada no cofre utilizado pelos ajudantes de ordem. Após autorização do tenente-coronel Mauro Cid, chefe da equipe e braço-direito de Bolsonaro, a caixa foi entregue no Palácio da Alvorada para uma assessora de Michelle no dia 21 de setembro.

As informações constam em e-mails de ex-ajudantes de ordens de Jair Bolsonaro,  que foi a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II, sepultada no dia 19 de setembro.

Por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Itamaraty informou à reportagem que a caixa de papelão continha outras três caixas com dois colares e um par de brincos de bijuteria da marca Marré Infinito, pesando, em conjunto, cerca de 200g. A marca mineira diz vender semijoias de luxo, com pedras naturais e swarovski.

Email sobre caixa de joias esquecida embaixo da cama de Michelle e Bolsonaro na embaixada do Brasil em Londre
E-mail sobre joias esquecidas por Michelle em Londres

No último dia 11, depois de questionada pelo Metrópoles, a assessoria de Michelle afirmou que a caixa com as joias não era da primeira-dama e que foram trazidas ao Brasil por engano. A assessoria explicou que o objeto seria um presente de um anônimo para o então príncipe Charles, e que foi devolvido à embaixada.

O Itamaraty afirma que após devolvido, o objetivo foi enviado novamente para a embaixada do Brasil em Londres no dia 29 de setembro, e chegou ao local no dia 5 de outubro. Conforme o ministério, como “os itens foram recebidos em um momento de luto nacional,  não houve ocasião para sua entrega oficial”. “Os objetos encontram-se na Embaixada do Brasil em Londres”, informou.

O caso

No mês passado, questionada sobre as informações que constam em relatório dos ajudantes de ordem, a equipe de Michelle alegou que houve um equívoco no relato, e que, na verdade, o objeto não tinha sido esquecido na embaixada.

A assessoria afirmou que as joias seriam “um adereço de pescoço, aparentemente de fabricação artesanal”, que teria sido entregue a uma assessora de Michelle em Londres por uma pessoa que se encontrava em uma multidão em um local por onde passaria o ex-casal presidencial.

“A dinâmica de movimentação das comitivas é muito acelerada e, portanto, a assessora, num gesto de gentileza e consideração, apenas recebeu o embrulho e o levou para Embaixada do Brasil para que, posteriormente, fossem adotadas as medidas cabíveis pelos servidores responsáveis”, justificou. Diante do forte esquema de segurança, no entanto, não foi possível entregar o presente à realeza.

A equipe de Michelle Bolsonaro afirmou que, “ao que tudo indica”, um membro da comitiva responsável por checar os aposentos “teria pegado o embrulho e trazido para o país supondo pertencer à primeira-dama ou a algum outro membro da comitiva que a acompanhava”.

Já no Brasil, segundo nota, quando as assessoras de Michelle receberam o pacote e perceberam que foi trazido por engano, elas o entregaram a um diplomata que servia à presidência e pediram para que o objeto fosse devolvido à embaixada do Brasil em Londres via mala diplomática.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?