Joenia Wapichana toma posse como primeira indígena no comando da Funai
A advogada e ex-deputada federal será a primeira pessoa indígena a ocupar a presidência da Funai desde 1967
atualizado
Compartilhar notícia
A advogada e ex-deputada federal Joenia Wapichana, de 49 anos, toma posse como presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), nesta sexta-feira (3/2). Criada em 5 de dezembro de 1967, a Funai terá pela primeira vez uma indígena no seu comando.
O evento contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do líder do povo caiapó, o cacique Raoni Metuktire. Além disso, a cerimônia de posse teve a participação de outras lideranças indígenas e organizações não governamentais.
Veja imagens:
Ministra @MarinaSilva acaba de chegar para a posse de @JoeniaWapichana, presidente da Funai pic.twitter.com/AWaEk7I94O
— Karibuxi 🦋 (@Karibuxi) February 3, 2023
A Funai irá compor a estrutura do Ministério dos Povos Indígenas, criado pelo presidente Luiz Inácio da Silva (PT). Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a pasta integrava o Ministério de Segurança Pública e Justiça.
História de Joenia Wapichana
Natural de Truaru da Cabeceira, em Boa Vista, capital de Roraima, a presidente da Funai se formou em direito na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e possui mestrado em Direito Internacional pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Joenia se destacou pela luta dos direitos dos povos indígenas no Brasil e no cenário internacional. Como o conflito pela demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Na vida política, Wapichana se elegeu como deputada federal em 2018, por Roraima. Tentou a reeleição em 2022, mas não obteve êxito.