metropoles.com

João de Deus teria dito à vítima: “Não é tesão, mas preciso te curar”

A mulher, de 38 anos, contou ao O Globo que médium a levou para uma sala e fez com que ela colocasse a mão em seu pênis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Globo
Acusação
1 de 1 Acusação - Foto: Reprodução/TV Globo

Uma das mulheres que acusam João Teixeira de Faria, o João de Deus, de abuso sexual contou que sentiu a “mão melada” após ter sido forçada a colocá-la no pênis dele. A vítima, de 38 anos, disse ao O Globo que o médium a levou para uma sala de porta azul, ao lado de onde as cirurgias espirituais são realizadas, em Abadiânia (GO), e cometeu o crime.

Há mais de 40 anos, João de Deus faz atendimentos na Casa Dom Inácio de Loyola, no município goiano localizado a pouco mais de 100km de Brasília. Mensalmente, 10 mil pessoas são atendidas na “Casa” – a maioria, estrangeiras.

Segundo o relato da mulher ao O Globo, João de Deus colocou a mão entre os seios e na coxa por cima da roupa no momento em que eles estavam de costas um para o outro. Incomodada e com medo, ela chorou. “Ainda comigo de costas para ele, pegou minha mão, puxou para trás e colocou na barriga dele, logo abaixo do umbigo. Pedia que eu girasse nove vezes a mão”, detalhou.

Logo depois, o médium a teria colocado de frente. “‘E disse: Olha, calma, eu não estou com tesão, mas preciso fazer isso para te curar'”, relatou. Segundo a vítima, ele teria percebido a irritação dela e perguntou se queria parar. Ao fazer um gesto positivo, ele se afastou. A vítima disse ter pensado que havia acabado a “tortura”. Porém, ao ir em direção à porta, João de Deus teria evitado que ela saísse e colocou forçadamente a mão dela várias vezes no pênis.

Ele olhou para mim, pegou minha mão e simplesmente colocou no pênis dele. Puxei de volta, tirando. Ele pegava e colocava no pênis dele de novo. Eu não sei quantas vezes isso aconteceu. Novamente, ele falava ‘nove vezes’. Eu estava em pânico e não raciocinava. Não conseguia reagir e sair dali. Uma hora, quando mais uma vez ele colocou minha mão no pênis dele, ela ficou melada. Eu não fiquei fazendo movimento, só puxava minha mão de volta e ele colocava lá, forçadamente.

Vítima de 38 anos, moradora de São Paulo

O Globo ouviu relato de seis vítimas que têm entre 30 e 40 anos e identificou um padrão. Elas eram colocadas como últimas na fila de espera para o atendimento pessoal na Casa de Dom Inácio. A porta ficava trancada, e as luzes, apagadas. Elas eram tocadas nos seios pelo médium e/ou ordenadas a pegar no pênis dele. O abuso seria parte de uma “limpeza espiritual”.

Outros casos foram revelados pelo programa Conversa com Bial. O jornalista Pedro Bial e a repórter Camila Appel ouviram, individualmente, relatos de 10 pessoas com histórias parecidas de abusos. Por questões de tempo, a direção exibiu apenas quatro desses depoimentos na madrugada deste sábado (8/12). As brasileiras não quiseram se identificar por medo e vergonha.

10 imagens
1 de 10

2 de 10

3 de 10

4 de 10

5 de 10

6 de 10

7 de 10

8 de 10

9 de 10

10 de 10

A única que se dispôs a mostrar o rosto foi a coreógrafa holandesa Zahira Lieneke Mous. Ela conversou com Bial pela internet e, depois, no estúdio do programa. Acostumada a visitar o Brasil desde os 17 anos – por causa de um tio que mora em Minas Gerais –, ela ouviu falar de João de Deus pela primeira vez em 2014.

Precisando de ajuda espiritual e com traumas causados por um abuso sexual no passado, pesquisou tudo sobre o médium antes de visitar a Casa Dom Inácio de Loyola.

Reprodução/TV Globo
Coreógrafa holandesa foi a única que se dispôs a mostrar o rosto

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?