metropoles.com

Jerry confirma disputa de Dino ao Senado e apoia frente ampla do PCdoB

Ao Metrópoles, presidente do PCdoB no Maranhão afirmou que a sigla trabalha em uma frente ampla contra o presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Caio Barbieri entrevista Márcio Jerry
1 de 1 Caio Barbieri entrevista Márcio Jerry - Foto: Metrópoles

O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Maranhão, Márcio Jerry, confirmou que o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), disputará o cargo de senador nas eleições do ano que vem. O Metrópoles divulgou com exclusividade, no último dia 9, que o governador está pronto para concorrer ao Senado pelo PSB, já que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao páreo. Dino era tido como um possível candidato à presidência da República.

Em entrevista ao jornalista Caio Barbieri, Márcio Jerry ponderou que tudo pode mudar até as eleições de 2022. O deputado federal licenciado afirmou que o PCdoB trabalha para a construção de uma frente ampla contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e mostrou apoio às trativas de Lula com outras lideranças políticas, como conversa recente com o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“A democracia tem sido violentamente atacada pelo Bolsonaro e seu cerne. E não será apenas o Lula, ou apenas o campo de esquerda, tampouco apenas o campo progressista, que vai dar conta dessa tarefa [de tirá-lo do poder]. Nós precisamos juntar aqueles que defendem as leis, a Constituição, a democracia e um projeto de desenvolvimento para o Brasil. Diálogo de Lula com FHC eu vejo como sinal de esperança para a gente ter, de fato, um projeto de frente ampla para o Brasil”, ponderou Jerry (confira a partir do minuto 8’38”).

O ex-deputado federal ainda elencou os nomes que podem substituir Flávio Dino no cargo de governador do Maranhão. De acordo com ele, o PCdoB são possíveis candidatos o senador Weverton Rocha (PDT); o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PCdoB); o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL); e o ex-deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade).

Representação contra Bolsonaro

No último dia 25, Jerry protocolou, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão e ao Ministério Público Federal (MPF), duas representações contra Bolsonaro, por crime de saúde pública durante visita do chefe do Executivo ao estado nas últimas semanas. Na ocasião, o governador Flávio Dino multou o presidente por provocar aglomerações e não fazer uso de máscara.

Atualmente no cargo de secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão, Jerry disse que ainda não chegou ao seu conhecimento se Bolsonaro pagou a multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. No último dia 8, o presidente perdeu o prazo de 15 dias para explicar o motivo de não ter feito uso de máscara no estado. Jerry, no entanto, afirma que o presidente deveria pagar “por muitas outras multas”.

“Eu não tenho conhecimento se ele pagou essa multa, mas acho que não, não tive nenhuma informação à cerca, deve estar recorrendo. O presidente deveria estar pagando multa por graves cometimentos. Aliás, a multa maior que ele deveria ter pago era a de ter sido impedido de continuar governando, legalmente e democraticamente, de a Câmara ter acolhido um dos tantos e tantos pedidos de impeachment por crimes de responsabilidade seguidos e reiterados”, afirmou (4′).

CPI da Covid-19

Quanto à CPI da Covid-19, instaurada no Senado para investigar erros cometidos pelo governo federal na condução da pandemia, Jerry afirmou que o trabalho dos senadores não é avaliar governadores e prefeitos, e sim averiguar os erros do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus em território nacional.

“Essa CPI não é para investigar governadores e prefeitos, é uma série de graves irregularidades visivelmente identificadas no comando do combate à pandemia pelo governo federal. Não há nada que se sustente naquilo que o governo tem dito. O governo foi negligente no combate à pandemia. O governo federal, o senhor Bolsonaro, não liderou nenhum esforço para combater a pandemia”, disse Jerry.

A seguir assista ao Metrópoles Entrevista com Caio Barbieri:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?