Compartilhar notícia
São Paulo – A Prefeitura de Jaú, no interior paulista, decidiu endurecer as regras de quarentena após registrar três casos da variante brasileira de coronavírus na cidade. O munícipio já estava na fase vermelha do Plano São Paulo.
Pelo decreto da prefeitura, supermecados só poderão funcionar até as 20h, de segunda a sábado. Fica proibida ainda a comercialização de bebidas alcóolicas depois das 16h. Além disso, o decreto veta vendas na modalidade drive-thru para qualquer atividade e limita a ocupação nos ônibus em 30% da capacidade máxima.
A prefeitura também reforça os protocolos sanitários, como uso de máscaras e distanciamento social. Na entrada e saída de indústrias, os trabalhadores devem manter 3 metros de afastamento. Estão previstas multas que variam de R$ 200 (pessoa física) a R$ 1 mil (empresas) em caso de descumprimento das regras do decreto.
Com 12 casos da cepa brasileira do coronavírus, a cidade de Araquara também impôs regras mais rigídas de quarentena nessa segunda-feira (15/2). O principal ponto do decreto é a restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas.
Na manhã dessa segunda, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o estado já contabiliza 25 casos da variante brasileira do novo coronavírus, a P1, dos quais 16 são autóctones, ou seja, de pacientes que não viajaram ao Amazonas ou tiveram contato com pessoas do estado.
Mais tarde, a pasta informou o registro de outros sete casos da variante do Reino Unido, totalizando 32 pacientes com as novas cepas em território paulista.