Japão avalia acabar com exigência de visto para turistas brasileiros
Anúncio do governo japonês ocorreu logo após encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida
atualizado
Compartilhar notícia
Após o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, na noite desta sexta-feira (19/5), manhã de sábado (20/5) no horário local, o governo japonês anunciou que poderá isentar brasileiros de visto de entrada no país. O benefício seria para estadias de curta duração. As informações são do G1.
“O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, diz o comunicado da organização da Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.
Os governos brasileiro e japonês dialogam para retomar a isenção de visto para turistas dos dois países de forma recíproca desde o mês passado. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que voltará a exigir visto de viajantes do Japão, dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália a partir de outubro deste ano.
Outros anúncios
O governo do Japão também anunciou que discutiu com o Brasil questões como “clima, alimentação, desenvolvimento e paz e estabilidade em meio a múltiplas crises globais”. Além disso, o país prometeu fazer um empréstimo de 30 bilhões de ienes (R$ 1 bilhão) para apoiar a saúde e outros setores do Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão sinalizou, ainda, que vai trabalhar para liderar a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Encontro com o primeiro-ministro
Nas redes sociais, o presidente Lula declarou que conversou com Fumio Kishida sobre retomada e ampliação das relações entre empresários e empresas dos dois países. Além disso, a questão cultural e nipo-brasileira estiveram presentes no encontro.
“Ótima conversa com o primeiro-ministro do Japão. Falamos sobre a necessidade de retomarmos e ampliarmos relações entre empresários e empresas dos dois países. Temos laços culturais com o Japão e uma grande comunidade nipo-brasileira. A ampliação de nossa parceria será importante para o crescimento de nossos países”, escreveu Lula.