metropoles.com

Japão avalia acabar com exigência de visto para turistas brasileiros

Anúncio do governo japonês ocorreu logo após encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Divulgação
foto-lula-japao
1 de 1 foto-lula-japao - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Após o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, na noite desta sexta-feira (19/5), manhã de sábado (20/5) no horário local, o governo japonês anunciou que poderá isentar brasileiros de visto de entrada no país. O benefício seria para estadias de curta duração. As informações são do G1.

“O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, diz o comunicado da organização da Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.

4 imagens
Presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida
Presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida
Lula e Albanese
1 de 4

Despesas do governo Lula com viagens são menores que as de Bolsonaro no mesmo período de 2022

Reprodução
2 de 4

Presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida

Ricardo Stuckert/PR
3 de 4

Presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida

Ricardo Stuckert/Divulgação
4 de 4

Lula e Albanese

Ricardo Stuckert/PR

Os governos brasileiro e japonês dialogam para retomar a isenção de visto para turistas dos dois países de forma recíproca desde o mês passado. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que voltará a exigir visto de viajantes do Japão, dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália a partir de outubro deste ano.

Outros anúncios

O governo do Japão também anunciou que discutiu com o Brasil questões como “clima, alimentação, desenvolvimento e paz e estabilidade em meio a múltiplas crises globais”. Além disso, o país prometeu fazer um empréstimo de 30 bilhões de ienes (R$ 1 bilhão) para apoiar a saúde e outros setores do Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão sinalizou, ainda, que vai trabalhar para liderar a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Encontro com o primeiro-ministro

Nas redes sociais, o presidente Lula declarou que conversou com Fumio Kishida sobre retomada e ampliação das relações entre empresários e empresas dos dois países. Além disso, a questão cultural e nipo-brasileira estiveram presentes no encontro.

“Ótima conversa com o primeiro-ministro do Japão. Falamos sobre a necessidade de retomarmos e ampliarmos relações entre empresários e empresas dos dois países. Temos laços culturais com o Japão e uma grande comunidade nipo-brasileira. A ampliação de nossa parceria será importante para o crescimento de nossos países”, escreveu Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?