metropoles.com

Janssen lança campanha de combate ao HIV no Brasil

A campanha pretende retomar a atenção da população brasileira para o monitoramento do HIV e o controle do vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Fotografia colorida de tubos de coleta de sangue
1 de 1 Fotografia colorida de tubos de coleta de sangue - Foto: iStock

A farmacêutica Janssen, que desenvolveu uma das vacinas contra o Covid-19, lançou no Brasil, neste mês de dezembro, a Campanha + Presente contra o HIV. O projeto tem o intuito de retomar a atenção para o monitoramento do vírus e para a importância da adesão ao tratamento, em especial depois do impacto da pandemia Covid-19.

No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV e, só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Os números correspondem a 81% das pessoas diagnosticadas com o vírus em todo o país. No entanto, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos, houve uma redução dos cuidados contínuos — como os exames para medir a carga viral.

A campanha tem a atriz Adriane Galisteu como uma das embaixadoras, apresentando uma podsérie com pessoas envolvidas na trajetória de quem vive com o vírus, como profissionais de saúde e familiares. A atriz perdeu o irmão para a Aids em 1996.

Veja o vídeo manifesto da campanha:

“O tratamento do HIV no Brasil é exemplo mundial, seguido por outros países, por ser acessível e completo, desde a testagem, pré e pós-exposição ao vírus. Temos todos um compromisso social de manter essa referência, quebrar preconceitos e tornar o ambiente mais favorável a quem vive com HIV, incentivando a seguirem em sua jornada de cuidados e adesão correta à terapia – fatores cruciais para qualidade de vida e para frear o avanço do HIV”, explica a vice-presidente comercial da Janssen no país, Priscilla Bottmann.

HIV no Brasil

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, mostram que em 2020 foram notificados 29.917 casos de Aids no país contra 37.731 em 2019, uma queda de 20,7%.

Mesmo diante da redução, a realidade ainda preocupa, já que os registros de óbitos pela doença continuam. Em 2020, foram registrados 10.417 óbitos por Aids contra 10.687 no ano anterior, uma queda de apenas 2,52%.

Em toda a série histórica, o Brasil registrou 381.793 casos notificados de HIV.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?