metropoles.com

Janja responde à ironia de Elon Musk, dono do X: “Não me surpreende”

Após ataque hacker, primeira-dama Janja disse que vai processar o X, o que foi rebatido por Musk com frase irônica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Janja Lula é clicada, séria, em sua mesa - Metrópoles
1 de 1 Janja Lula é clicada, séria, em sua mesa - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, reagiu à resposta do bilionário e CEO da rede social X, Elon Musk, que ironizou a invasão hacker sofrida por ela em seu perfil. “Não me surpreende o tom irônico”, rebateu ela. “É sintomático o senhor Elon Musk se manifestar sobre o caso apenas depois de eu falar que vou processar sua empresa”, completou.

Ela faz referência às críticas que fez ao bilionário nessa terça-feira (19/12), ao dizer que buscaria por seus direitos legais no Brasil ou nos Estados Unidos. Musk recorreu à ironia para respondê-la desta quarta-feira (20/12).

“Não está claro como alguém adivinhar a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade”, disse.

No que Janja rebateu, por meio de nota à imprensa: “Eu não disse que é responsabilidade do X alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela”.

Foram diversas as falas da primeira-dama, ao longo da semana, acerca da misoginia do conteúdo que se alastrou em suas redes sociais durante a invasão ao seu perfil no X. Muitos dos tweets faziam alusão a violência sexual.

Janja teve seu perfil na rede social X hackeado na segunda-feira passada (11/12). O suspeito do ataque hacker divulgava virtualmente conteúdo nazista.

Leia a íntegra da nota:

Não me surpreende o tom irônico do Sr Elon Musk depois da minha fala sobre processar sua plataforma. Ele minimiza um acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias.

Eu não disse que é responsabilidade do X ‘alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela. É, ou deveria ser, responsabilidade da plataforma agir para congelar mais rapidamente uma conta quando se é detectada e denunciada a disseminação de ódio dentro dela. Como já disse, foram 4 minutos para entrarmos em contato com a plataforma e mais de 1h30 para que a plataforma bloqueasse completamente o acesso à conta e cessassem com os posts absurdos.

Meus questionamentos desde o início foram sobre o descaso e a demora da plataforma em agir, visto que nitidamente era uma movimentação totalmente atípica dentro de uma conta verificada, e sobre a monetização em cima do discurso de ódio. Meu nome foi rapidamente para os Trending Topics da plataforma, o que já deveria ser um alerta para a plataforma saber que algo atípico estaria acontecendo.

É necessário repetir, e eu sempre vou bater nessa tecla, que todos esses questionamentos, denúncias e falas sobre a invasão à minha conta não são só sobre mim ou por mim mas, sim, sobre todas as mulheres que diariamente sofrem ataques misóginos e criminosos na plataforma e recebem o mesmo descaso. É sobre utilizar a minha visibilidade para trazer à tona a responsabilização das plataformas com relação aos crimes que acontecem dentro delas e à monetização dessas grandes empresas, que seguem lucrando e enriquecendo seus donos em cima do discurso de ódio às mulheres.

É sintomático o Sr Elon Musk se manifestar sobre o caso apenas depois de eu falar que vou processar sua empresa. Sobre a senha do e-mail, é de responsabilidade da plataforma do e-mail, que também será notificada/responsabilizada, garantir que as contas e senhas sejam protegidas, visto que ninguém ‘adivinhou’ a senha, esta estava em um vazamento de dados.

Por mim e por todas as mulheres que são vítimas da misoginia e dos ataques de ódio nas redes sociais e fora delas, seguirei levantando questionamentos e lutando pela responsabilização das plataformas“.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?