metropoles.com

Janja receberá homenagem do Senado no Dia Internacional da Mulher

Além da primeira-dama Janja, outras cinco mulheres receberão o Diploma Bertha Lutz pelo Senado Federal nesta quarta-feira (8/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Janja, a primeira-dama Adolescente teria invadido perfil de Janja
1 de 1 Janja, a primeira-dama Adolescente teria invadido perfil de Janja - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, está entre as sete mulheres que irão receber do Senado Federal o Diploma Bertha Lutz no Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira (8/3). A sessão solene será realizada no Plenário da Casa às 9h.

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação.

Além de Janja, também serão agraciadas: a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; a diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabo; e Nilza Zacarias, jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

A presença da primeira-dama, no entanto, ainda não foi confirmada.

Também receberão o diploma, in memoriam, Clara Filipa Camarão, uma indígena da etnia potiguara que liderou um grupo de mulheres contra as invasões holandesas no século XVII, em Pernambuco, e a jornalista Glória Maria. Os nomes foram indicados pela bancada feminina no Senado.

Leia sobre as homenageadas:

  • Ilona Szabó de Carvalho é cientista política e especialista em segurança pública e política de drogas. Ela é diretora-executiva do Instituto Igarapé, que promove pesquisas, debates e soluções em questões emergentes de segurança e desenvolvimento. Ilona é autora do livro Drogas: as histórias que não te contaram.
  • Ilana Trombka é diretora-geral do Senado. Mestre em comunicação social, tem especialização em direito legislativo e graduação em relações públicas. Foi idealizadora do programa que reserva 2% das vagas terceirizadas na Casa para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. Sob a gestão dela, o Senado foi a primeira instituição pública a criar um Plano de Equidade de Gênero e Raça.
  • Nilza Valéria Zacarias é jornalista e uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito. O movimento, nascido no meio cristão evangélico, tem como objetivos promover a justiça social e os direitos garantidos pela Constituição, além de enfrentar violações aos direitos humanos e ataques ao pleno exercício da democracia.
  • A ministra Rosa Weber é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi professora na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2011, assumiu a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie no STF.
  • A socióloga Rosângela Silva, conhecida como Janja, é esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela tem especialização em história e pós-graduação em gestão social e sustentabilidade. Em 2005, ingressou na hidrelétrica Itaipu, onde coordenou programas voltados ao desenvolvimento sustentável. Foi assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobras entre 2012 e 2016.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?