metropoles.com

Vídeo: Janja alimenta filhotes de ema nascidos no Alvorada

Animais terão recinto construído em parceria com Itaipu Binacional. No início do ano, 3 emas da Presidência morreram com excesso de gordura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagens cedidas ao Metrópoles
imagem colorida ema e filhotes no Palácio da Alvorada - metrópoles
1 de 1 imagem colorida ema e filhotes no Palácio da Alvorada - metrópoles - Foto: Imagens cedidas ao Metrópoles

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, alimentou a primeira ninhada de filhotes de ema nascidas no Palácio da Alvorada este ano. A socióloga visitou os jardins da residência oficial acompanhada da equipe de funcionários na manhã desta sexta-feira (6/10).

Segundo o veterinário Pedro Ivo Braga, responsável pelos cuidados com os animais no local, o Planalto trabalha para a construção de um recinto exclusivo para as emas, que não tem um lugar específico para ficar na residência, em parceria com a Itaipu Binacional.

“Essa é a primeira ninhada de emas este ano, é um trabalho que a gente tem feito de acompanhamento diário de animais do Palácio da Alvorada, do Palácio do Jaburu. Temos uma vitória. O nascimento das emas este ano, que vem coroando o trabalho que a gente vem fazendo”, declarou o especialista.

Ao todo, 12 filhotes nasceram na noite dessa quinta-feira (5/10). Janja deu couve à ninhada e ao macho, que é o responsável por chocar os ovos da espécie.

Veja o vídeo:

Emas do Alvorada

Casa Civil da Presidência da República informou que, no ano de 2023, foram registradas as mortes de três emas – duas na Granja do Torto, uma no Palácio do Alvorada. A autópsia preliminar realizada no animal que morreu no Alvorada indicou “excesso de gordura visceral”.

As emas ficam há décadas nos jardins das residências oficiais da Presidência da República — o Torto, que é uma casa de campo, e o Alvorada, a residência oficial. Além de serem atração turística, esses animais ajudam a controlar pragas encontradas às margens do Lago Paranoá, como cobras e escorpiões.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a ser bicado por uma das emas em julho de 2020, durante um passeio de sol pelo Alvorada. Ele já justificou que o cartão corporativo da Presidência da República arca com as despesas com ração para os animais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?