Vídeo: Janja alimenta filhotes de ema nascidos no Alvorada
Animais terão recinto construído em parceria com Itaipu Binacional. No início do ano, 3 emas da Presidência morreram com excesso de gordura
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, alimentou a primeira ninhada de filhotes de ema nascidas no Palácio da Alvorada este ano. A socióloga visitou os jardins da residência oficial acompanhada da equipe de funcionários na manhã desta sexta-feira (6/10).
Segundo o veterinário Pedro Ivo Braga, responsável pelos cuidados com os animais no local, o Planalto trabalha para a construção de um recinto exclusivo para as emas, que não tem um lugar específico para ficar na residência, em parceria com a Itaipu Binacional.
“Essa é a primeira ninhada de emas este ano, é um trabalho que a gente tem feito de acompanhamento diário de animais do Palácio da Alvorada, do Palácio do Jaburu. Temos uma vitória. O nascimento das emas este ano, que vem coroando o trabalho que a gente vem fazendo”, declarou o especialista.
Ao todo, 12 filhotes nasceram na noite dessa quinta-feira (5/10). Janja deu couve à ninhada e ao macho, que é o responsável por chocar os ovos da espécie.
Veja o vídeo:
A sexta-feira começou com novas moradoras aqui no Alvorada! 😍 Doze filhotinhos de ema nasceram e, nos próximos dias, vão ganhar uma área especial pra crescerem bem e saudáveis. Hoje de manhã elas comeram couve e passearam pelo jardim, já estão se sentindo em casa. 🤍 Sejam… pic.twitter.com/1FdYfVrG5X
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) October 6, 2023
Emas do Alvorada
A Casa Civil da Presidência da República informou que, no ano de 2023, foram registradas as mortes de três emas – duas na Granja do Torto, uma no Palácio do Alvorada. A autópsia preliminar realizada no animal que morreu no Alvorada indicou “excesso de gordura visceral”.
As emas ficam há décadas nos jardins das residências oficiais da Presidência da República — o Torto, que é uma casa de campo, e o Alvorada, a residência oficial. Além de serem atração turística, esses animais ajudam a controlar pragas encontradas às margens do Lago Paranoá, como cobras e escorpiões.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a ser bicado por uma das emas em julho de 2020, durante um passeio de sol pelo Alvorada. Ele já justificou que o cartão corporativo da Presidência da República arca com as despesas com ração para os animais.