Janja fala de combater fome e pobreza para prefeitos em Paris
Em vídeo, primeira-dama comentou sobre o alto número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Combate é bandeira do Brasil no G20
atualizado
Compartilhar notícia
Uma mensagem de vídeo da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, foi exibida, nesta quinta-feira (25/7), em uma reunião de prefeitos em Paris, na França.
A primeira-dama irá representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital francesa durante as Olimpíadas. A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta-feira (26/7).
“Na manhã de hoje, em Paris, minha mensagem em vídeo sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi exibida para prefeitas e prefeitos de quase 100 cidades ao redor do mundo”, publicou nas redes sociais.
A postagem ocorre um dia após uma reunião do G20, no Rio de Janeiro para tratar do tema. Nela, Lula disse que o problema “enfraquece a democracia” mundial e defendeu a taxação dos super-ricos.
Janja aproveitará o tempo na França para angariar apoio à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, programa que será lançado em novembro ao fim da Presidência do Brasil no G20.
Na mensagem mostrada a mais de 100 prefeitos ao redor do mundo, a primeira-dama falou sobre a enorme quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar ao redor do mundo.
Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo, há menos cidadãos passando fome, apesar de o número ainda ser grande: 39,7 milhões de pessoas sofreram com insegurança alimentar moderada no período entre 2021 e 2023.
De 2020 a 2022, a quantidade era de 70,3 milhões. Janja apontou novas dificuldades para a alimentação nesse tempo, como a pandemia da Covid-19 e as mudanças climáticas.