metropoles.com

Janeiro começa com chuvas volumosas no Brasil. Saiba onde

Volumes de chuvas estão associados à atuação de fenômenos comum no verão de 4 a 9 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
William Cardoso/ Metrópoles
Imagem colorida de céu escuro por conta da chuva. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de céu escuro por conta da chuva. Metrópoles - Foto: William Cardoso/ Metrópoles

Desde sábado (4/1) até a próxima quinta-feira (9/1), regiões do Brasil vão receber chuvas volumosas. Os acumulados poderão chegar até 200 milímetros (mm) em pontos isolados, conforme estimativa da Climatempo.

O principal fator para o aumento das chuvas é a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno comum no verão e de importância para a formação de chuvas na estação.

A ZCAS tem como principal característica uma extensa faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil. Esta já é a terceira formação do tipo neste verão, estação iniciada no último dia 21, mas a primeira em 2025.

Dentro do período de atuação da ZCAS o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas. A vigência do alerta começou no sábado (4/1) e vale até às 10h da próxima segunda-feira (6/1).

O Inmet alerta que poderão ocorrer chuvas de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou 50 mm por dia além de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h). Por isto, há baixo risco de falta de energia, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.

Conforme a Climatempo, a região Sudeste poderá ter acumulados de 150 a 200 mm em pontos isolados de Minas Gerais e do Espírito Santo no período de 4 a 9 de janeiro.

Para o Centro-Oeste, o acumulado máximo pode chegar a até 100 mm no período de atuação do sistema ZCAS. Para áreas urbanas com problemas de drenagem e áreas de risco, o acumulado pode resultar em transtornos como riscos de enchentes.

O maior volume acumulado para o período de atuação da ZCAS na Região Norte do país poderá se confirmar em Rondônia e no sul do Pará. A Climatempo lembra que a cidade de Vilhena (RO) já registrou 434,8 mm em dezembro de 2024.

As informações da Climatempo não indicam um volume expressivo de precipitação na Região Sul associada à ZCAS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?