Jair Renan estreia canal e fala de sexo e racismo com influenciador polêmico
Filho 04 do presidente conversou com Raiam Santos em programa no YouTube
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido como filho 04 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Jair Renan Bolsonaro estreiou, na terça-feira (5/1), seu canal de entrevistas no YouTube. O primeiro convidado foi o influenciador Raim Santos, que se autointitula “O homem mais odiado da internet brasileira” por posições polêmicas que expressa nas redes.
No início da conversa, o influenciador chama o filho do presidente de “comedor de condomínio”, que responde que o convidado “comeu metade do mundo já”. Raiam replica: “Só 35 países”. O influenciador tem 1,5 milhão de seguidores no Instagram e diz ter faturado R$ 35 milhões com internet, trabalhando como nômade digital.
A expressão escolhida por Renan, “comer gente”, foi a mesma utilizada por seu pai em 2018, quando perguntado pelo jornal Folha de S.Paulo sobre o motivo para receber auxílio-moradia como deputado mesmo tendo imóvel próprio em Brasília.
“Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio-moradia eu usava para comer gente”, disse o então parlamentar.
O nome do canal de Jair Renan, “condomínio 04”, é uma referência ao apelido “04”, dado pelo pai pelo fato de ele ser seu quarto filho, e o condomínio em que morava com a família na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Em fevereiro deste ano, ao comentar a tentativa de vinculá-lo ao assassinato da vereadora Marielle Franco por milicianos, Bolsonaro comentou o fato de o filho ter namorado a filha de um miliciano.
“Jogam o tempo todo que eu sou responsável pela Marielle. Eu e Flávio somos responsáveis pela Marielle. E mais uma coisa: lembra daquela operação de que meu filho namorava a filha de um miliciano? Eu chamei meu filho, que tinha 17 anos à época e perguntei pra ele: você namorou alguém lá? Ele falou: pai, eu namorei metade do condomínio. O que é natural hoje em dia, o cara tem três, quatro namoradas”, disse Bolsonaro.
Racismo
Durante a conversa, Raiam falou sobre sua trajetória de vida e traçou semelhanças entre sua criação e a de Jair Renan, visto que ambos tiveram pais militares.
Na conversa, o influenciador, que é negro, disse que o ser humano é racista por natureza e que não há como corrigir.
“Meu pai sempre instalava no meu HD mental que, cara, por ser preto, no Brasil, você tem que ser duas vezes melhor. Você tem que matar a objeção da pessoa sobre você duas vezes. Você tem que dar uma impressão muito mais, porque a pessoa já te vê ‘Opa, esse daqui é um cidadão de segunda classe porque é negro’.
E continuou: “Não tem como lutar contra isso. O céu é azul, o ser humano é racista por natureza. Fui educado desde cedo que não tem como lutar. A maneira de lutar contra isso é sendo melhor, a melhor versão de mim mesmo. Nada de vitimismo, nada de sentir pena de si mesmo, nada de se apequenar”.
Raiam foi um dos primeiros influenciadores a declarar voto em Bolsonaro nas eleições de 2018. Recentemente, ele chegou a ser banido do Instagram por comentários preconceituosos contra nordestinos.
Até a manhã desta quinta-feira (7/1), o vídeo teve 9.300 visualizações. O canal de Jair Renan tem 46 mil inscritos.