Só um assunto bomba mais que Bolsonaro no Twitter de Felipe Neto. Veja qual
O influenciador digital se transformou em uma das principais vozes contra o presidente no mundo virtual
atualizado
Compartilhar notícia
Ver Felipe Neto criticando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não é novidade para quem acompanha as suas redes sociais. Nessa quarta-feira (15/6), entretanto, a atuação política do influenciador digital atingiu um novo patamar com o vídeo publicado pelo New York Times, onde ele explica por que Bolsonaro é o pior presidente do mundo no combate à pandemia de coronavírus.
Em 2020, apenas um assunto teve mais engajamento do que as publicações sobre Bolsonaro no perfil de Felipe Neto: a vigésima edição do reality show da Globo Big Brother Brasil. A análise é do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.
O tweet de Felipe Neto com mais engajamento é um vídeo no qual ele convida artistas e influenciadores brasileiros a deixarem a neutralidade de lado e se posicionarem contra o presidente. A publicação recebeu 513 mil repercussões: 404 mil curtidas, 80 mil repostagens e 29 mil respostas.
Vídeo-carta aberta para todos os artistas e influenciadores do Brasil. pic.twitter.com/5LsuKUWfdw
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) May 9, 2020
Depois disso, os quatro tweets seguintes com mais engajamento são sobre o BBB. Em um deles, por exemplo, ele critica a forma como o ex-participante Felipe Prior tratou Babu Santana ao sair da casa.
A forma como o Prior tratou o Babu ao sair da casa é uma prova clara de como a saída dele foi acertada.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) April 1, 2020
O gráfico a seguir compara a média de engajamento nas postagens de Felipe Neto quando o assunto é BBB ou o presidente Bolsonaro. Ambos têm um desempenho acima da média para o perfil do influenciador digital, com mais destaque para o reality show.
Apesar de o BBB ter um desempenho melhor, os dois assuntos estão empatados no ranking dos dez tweets com o maior engajamento em 2020 no perfil de Felipe Neto. São cinco publicações para cada tema. O primeiro post que não aborda nenhum dos dois assuntos está na 31º posição e fala sobre a pandemia de coronavírus.
Ninguém faz a menor ideia de quantos casos reais de coronavírus existem hoje no Brasil, pois não há testes, as pessoas são enviadas pra casa com atestado de 14 dias, mas não contam nos números oficiais.
É desesperador q mta gente ache q só tem 600 infectados no Brasil inteiro.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) March 20, 2020
Outros tweets — mas não outros temas — ganham destaque quando a análise é feita na repercussão média por dia. O próximo gráfico mostra qual o engajamento diário nas postagens de Felipe Neto, desde o início de 2020.
O pico em 13 de março tem duas razões:
- O influencer publicou apenas duas postagens, o que tende a aumentar a média de engajamento.
- A amplitude atingida por um dos tweets. “Bolsonaro é mais letal do que o coronavírus” foi o décimo post no ranking geral do ano.
O vírus entrou no Bolsonaro, viu o que tinha lá dentro e se matou.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) March 13, 2020
Um segundo pico aconteceu em 24 de março, quando Felipe Neto teve quatro postagens (de um total de nove feitas no dia) com mais de 100 mil engajamentos. Quatro são sobre Bolsonaro, mas a campeã brincava com os hábitos pouco higiênicos de um participante do BBB e a pandemia de coronavírus.
Dou 30 minutos pro Daniel pegar Coronavírus e sair gritando “NINGUÉM AVISOU QUE NÃO PODIA LAMBER A MAÇANETA DO TAXI”.
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) March 25, 2020