“Escolheram bons candidatos”, diz Bolsonaro sobre eleição no Congresso
Chefe do Executivo foi parabenizado por apoiadores, diante do resultado das eleições para as presidências da Câmara e do Senado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou, nesta terça-feira (2/2), o resultado das eleições para as presidências da Câmara e do Senado. O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o deputado Arthur Lira (PP-AL) foram escolhidos na segunda-feira (1º/2) pelos colegas, com ampla margem de votos.
Ambos os parlamentares que vão comandar as Casas pelos próximos dois anos eram apoiados publicamente pelo presidente.
O mandatário avaliou que os congressistas escolheram bons candidatos e negou interferência no pleito. Em troca do apoio ao governo, o Centrão foi contemplado com emendas para obras e negocia cargos na estrutura administrativa.
“Parlamentares, no meu entender, escolheram bons candidatos. Hoje, continua. Eu apenas fiquei na torcida”, disse Bolsonaro a apoiadores reunidos no Palácio da Alvorada.
Os simpatizantes do presidente o parabenizaram pelo resultado positivo nas eleições e disseram que agora ele poderá governar. Bolsonaro tem dito que, com presidentes alinhados no Congresso, as pautas do governo avançarão.
Está prevista para as próximas semanas uma minirreforma ministerial para acomodar melhor a base que foi conquistada, mas precisa ser mantida.
Entre os cargos de primeiro escalão que devem ser oferecidos a políticos, segundo negociações das últimas semanas, está o de titular do Ministério da Educação, que pode ser comandado pelo deputado federal João Roma (Republicanos-BA), também cotado para a pasta da Cidadania.
Impeachment
A queda na popularidade do presidente, medida nas últimas pesquisas nacionais, traz a reboque o aumento do volume dos pedidos de impeachment e ameaças de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar a omissão do Planalto no combate ao coronavírus.
Em busca do apoio robusto, Bolsonaro fez alianças com o grupo de parlamentares que criticava na campanha. Elegendo novos aliados para o comando das Casas Legislativas, o chefe do Executivo deixa mais distante, por ora, ameaças contra sua gestão.
O resultado na Câmara representou também uma derrota de Rodrigo Maia (DEM-RJ), adversário do presidente, que não conseguiu emplacar seu sucessor. A derrocada de Maia, que protagonizou momentos de embates com Bolsonaro ao longo dos últimos dois anos, foi celebrada por assessores presidenciais.
A fala de Bolsonaro com simpatizantes foi registrada em vídeo divulgado por um canal no YouTube alinhado ao presidente. A gravação possui cortes e edições.