Já imunizada, idosa vai a posto e toma outra vacina: “Viajar à Europa”
O caso é investigado pela Polícia Civil e também foi encaminhado ao Ministério Público. A senhora pode responder por estelionato
atualizado
Compartilhar notícia
Uma mulher em Pirajuí, de 74 anos, procurou uma unidade de saúde alegando que ainda não havia sido imunizada e recebeu uma dose da AstraZeneca. O curioso é que ela já tinha completado o ciclo vacinal com a Coronavac. O caso tornou-se público nesta sexta-feira (25/6).
Quando o fato foi descoberto pela equipe de saúde, a idosa foi contatada e questionada. A explicação foi a de que ela viajaria para a Europa e o imunizante produzido pelo Butantan não era aceito nos países do continente.
O caso é investigado pela Polícia Civil e também foi encaminhado ao Ministério Público. A idosa pode responder por estelionato. O delegado que apura o episódio informou que irá ouvir a todos os envolvidos. Neste grupo, inclui-se a profissional de saúde que vacinou a senhora e prestou boletim de ocorrência contra a mulher.
A aprovação do uso emergencial da Coronavac pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorreu em 1º de junho. O sinal verde facilitará a permissão de turistas brasileiros vacinados na Europa, assim que as fronteiras forem reabertas. A ideia é que um certificado entre em vigor em julho. O passaporte contemplará as vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) – Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen e, em breve, a Coronavac.