Já ganhou? Veja capitais que podem eleger prefeito já no 1º turno
Levantamento do Metrópoles aponta que 12 das 26 capitais brasileiras podem eleger prefeitos já neste domingo (6/10), em 1º turno
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 12 capitais do país podem eleger seus prefeitos para os próximos quatro anos já no primeiro turno das eleições municipais neste domingo (6/10). É o que aponta levantamento do Metrópoles a partir de números das pesquisas de intenção de voto mais recentes, divulgadas nos últimos dias pelos variados institutos.
Há chance para vitória no primeiro turno quando o candidato tem 50% + 1 dos votos válidos. Apenas os votos válidos são considerados para o resultado do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), brancos e nulos servem apenas como registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa.
A maior parte dos candidatos a prefeitura com chances de vitória neste domingo é prefeito atualmente, eleitos em 2020.
Os levantamentos indicam que o resultado do pleito deste ano pode ser definido na primeira rodada de votações nas seguintes capitais:
- Rio de Janeiro (RJ);
- Vitória (ES);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
- Maceió (AL);
- João Pessoa (PB);
- São Luís (MA);
- Macapá (AP);
- Boa Vista (RR);
- Porto Velho (RO);
- Rio Branco (AC); e
- Florianópolis (SC).
Confira a página especial do Metrópoles sobre as Eleições de 2024
Veja abaixo a situação de cada cidade:
Rio de Janeiro (RJ)
O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), está isolado na liderança da disputa eleitoral na capital carioca. A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (3/10), aponta que ele está com 54% das intenções de voto, 5% a menos do que na rodada anterior.
Diante desse percentual, Eduardo Paes tem altas chances de vencer a eleição no primeiro turno. Em segundo lugar, na pesquisa, está o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL), com 22% e, em terceiro, o candidato Tarcísio Motta (PSol), com 4%.
A pesquisa ouviu 1.106 eleitores e foi realizada entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Globo e registrada no TSE sob o protocolo RJ-00823/2024.
Vitória (ES)
Na capital capixaba, o candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem 50,2% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na quarta-feira (2/10).
Na sequência, o ex-prefeito e atual deputado estadual João Coser (PT), aparece com 17,3%. O também ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) tem 8,8%.
O deputado estadual Assumção (PL) registra 8,0%, enquanto a deputada estadual Camila Valadão (PSol) soma 6,3%. Por fim, o empresário Eduardo Ramlow (Avante), o Du, tem 0,5%.
Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa, realizada por iniciativa própria do instituto, está registrada na Justiça Eleitoral como ES-07464/2024.
Recife (PE)
No Nordeste, o prefeito do Recife (PE) e candidato à reeleição João Campos (PSB) tem 74% das intenções de voto, conforme pesquisa Datafolha divulgada também na quinta.
Há semanas o atual prefeito segue isolado na liderança, com uma vantagem grande em relação aos demais candidatos, o que sugere possível vitória no 1º turno das eleições.
Atrás do prefeito, aparecem os candidatos Gilson Machado (PL), com 10% das intenções de voto, Daniel Coelho (PSD) com 5% e Dani Portela (PSol) com 4%.
O Datafolha ouviu 910 eleitores no Recife entre terça e quinta (1º a 3/10). A margem de erro do levantamento, encomendado pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado sob o número PE-06324/2024 na Justiça Eleitoral
Salvador (BA)
Na capital baiana, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), lidera isolado, com 74%, e venceria a eleição no primeiro turno, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira (1º/10).
Em segundo lugar aparece Geraldo Júnior (MDB), com 7,4% de votos, seguido por Kleber Rosa (PSol), com 3,5%, Eslane Paixão (UP), com 1,3%. Os demais candidatos somaram menos de 1%.
O instituto ouviu 800 eleitores durante os dias 27 de setembro e 30 de setembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa no TSE é BA-00014/2024.
Maceió (AL)
Outra capital do Nordeste que já pode ter uma definição neste domingo é Maceió. O atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), lidera a corrida com 72,6%,, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, contratada pela empresa 100% Cidades e divulgada na segunda-feira (30/9).
O segundo colocado, o deputado federal Rafael Brito (MDB), registra 14%, e o terceiro, Lobão (Solidariedade), aparece em terceiro com 2,4% das intenções de voto, tecnicamente empatado, segundo a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com Lenilda Luna (UP), que pontua com 1,1%.
A pesquisa foi registrada no TSE como AL-07966/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 25 e 27 de setembro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
João Pessoa (PB)
O atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), lidera com 52%, segundo pesquisa Datavox encomendada pelo portal PB Agora e divulgada na quinta.
Os candidatos Luciano Cartaxo (PT), Ruy Carneiro (Podemos) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) estão tecnicamente empatados na margem de erro de 3,5 pontos percentuais, com 10,8%, 11% e 6,8%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada pela Datavox de 1º a 2 de outubro de 2024. Foram entrevistadas 784 pessoas com 16 anos ou mais em João Pessoa. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº PB-05122/2024.
São Luís (MA)
Segundo a última pesquisa Quaest, divulgada no dia 27 de setembro, o atual prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (PSD), tem 63% das intenções de voto, ante 21% do segundo colocado, o deputado federal Duarte Júnior (PSB).
A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante e ouviu 852 eleitores, de 16 anos ou mais, entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Corte Eleitoral com o número MA – 06269/2024.
Macapá (AP)
O atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Furlan (MDB), está na liderança na disputa pela prefeitura de Macapá com 81% das intenções de votos, segundo pesquisa Gerp divulgada na terça.
Na segunda posição, o ex-deputado estadual Paulo Lemos (PSol) aparece com 7% das intenções de votos, seguido por Aline Gurgel (Republicanos), com 5%. Pela margem de erro de 4,08 pontos percentuais, ambos estão empatados na segunda posição. Patrícia Ferraz (PSB) tem 1%, e os demais candidatos não passam de 1% cada.
A pesquisa Gerp foi registrada no TSE como AP- 00238/2024 e ouviu 600 pessoas na cidade entre os dias 24 de setembro, usando a abordagem telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,08 pontos percentuais para um nível de confiança de 95,55%.
Boa Vista (RR)
No Norte, a capital de Roraima, o atual prefeito e candidato à reeleição, Arthur Henrique (MDB), segue na liderança com 65,5% das intenções de votos, segundo pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada na última terça.
A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) aparece na segunda posição com 25,7% e Mauro Naskashima (PV) está em terceiro, com 1,4%.
A pesquisa Futura/100% Cidades foi registrada no TSE como RR-03624/2024 e ouviu 600 pessoas entre os dias 28 de setembro, usando a abordagem telefônica . A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) tem 50,7% das intenções de voto, segundo pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades e divulgada no sábado passado(28/9).
Na segunda posição, o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) registra 16,5%, seguido pela juíza Euma Tourinho (MDB), com 13,6%. Os dois candidatos estão empatados pela margem de erro.
Célio Lopes (PDT) tem 5,8% e Dr. Benedito Alves (Solidariedade) aparece com 2,6%, seguido por Samuel Costa (Rede), 2,2%, e Ricardo Frota (Novo) com 0,8%.
A pesquisa foi registrada no TSE como RO-03409/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 25 e 26 de setembro, usando a abordagem de entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Rio Branco (AC)
A capital acreana também pode reeleger o atual prefeito, Tião Bocalom (PL), neste domingo, de acordo com pesquisa do Real Time Big Data encomendada e divulgada na quinta-feira pela Record.
Bocalom tem 50% das intenções de voto e pode vencer até mesmo no primeiro turno. Em segundo lugar aparece Marcus Alexandre (MDB), com 36% dos votos. Na sequência, Emerson Jarude (Novo), tem 5%, e Jenilson Leite (PSB), 3%.
O Real Time Big Data entrevistou 1 mil eleitores entre os dias 1 e 2 de outubro. A pesquisa foi contratada pela Record e tem grau de confiança de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número AC – 05312/2024.
Florianópolis (SC)
No Sul do país, Florianópolis também pode reeleger o atual prefeito Topázio Neto (PSD), já em primeiro turno, segundo pesquisa da empresa AtlasIntel divulgada no sábado passado. Ele tem 51% das intenções de voto.
Depois, o deputado estadual Marquito (PSol) aparece com 22,5%, e o ex-senador Dário Berger (PSDB), com 9%. Em quarto lugar, está o ex-vereador Pedrão Silvestre (PP), com 6,7%, e em quinto, o ex-vereador Vanderlei Lela Faria (PT), com 5,7%.
A pesquisa entrevistou 1.201 pessoas da cidade de Florianópolis. O levantamento foi realizado de 20 a 25 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3,5 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o nº SC-06221/2024.