metropoles.com

Já ganhou? Veja capitais que podem eleger prefeito já no 1º turno

Levantamento do Metrópoles aponta que 12 das 26 capitais brasileiras podem eleger prefeitos já neste domingo (6/10), em 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de urna eletrônica em uso nas eleições influenciadores digitais - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de urna eletrônica em uso nas eleições influenciadores digitais - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pelo menos 12 capitais do país podem eleger seus prefeitos para os próximos quatro anos já no primeiro turno das eleições municipais neste domingo (6/10). É o que aponta levantamento do Metrópoles a partir de números das pesquisas de intenção de voto mais recentes, divulgadas nos últimos dias pelos variados institutos.

Há chance para vitória no primeiro turno quando o candidato tem 50% + 1 dos votos válidos. Apenas os votos válidos são considerados para o resultado do pleito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), brancos e nulos servem apenas como registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa.

A maior parte dos candidatos a prefeitura com chances de vitória neste domingo é prefeito atualmente, eleitos em 2020.

Os levantamentos indicam que o resultado do pleito deste ano pode ser definido na primeira rodada de votações nas seguintes capitais:

  1. Rio de Janeiro (RJ);
  2. Vitória (ES);
  3. Recife (PE);
  4. Salvador (BA);
  5. Maceió (AL);
  6. João Pessoa (PB);
  7. São Luís (MA);
  8. Macapá (AP);
  9. Boa Vista (RR);
  10. Porto Velho (RO);
  11. Rio Branco (AC); e
  12. Florianópolis (SC).

Confira a página especial do Metrópoles sobre as Eleições de 2024

Veja abaixo a situação de cada cidade:

Rio de Janeiro (RJ)

O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), está isolado na liderança da disputa eleitoral na capital carioca. A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (3/10), aponta que ele está com 54% das intenções de voto, 5% a menos do que na rodada anterior.

Diante desse percentual, Eduardo Paes tem altas chances de vencer a eleição no primeiro turno. Em segundo lugar, na pesquisa, está o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL), com 22% e, em terceiro, o candidato Tarcísio Motta (PSol), com 4%.

A pesquisa ouviu 1.106 eleitores e foi realizada entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Globo e registrada no TSE sob o protocolo RJ-00823/2024.

Vitória (ES)

Na capital capixaba, o candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem 50,2% das intenções de voto, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na quarta-feira (2/10).

Na sequência, o ex-prefeito e atual deputado estadual João Coser (PT), aparece com 17,3%. O também ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) tem 8,8%.

O deputado estadual Assumção (PL) registra 8,0%, enquanto a deputada estadual Camila Valadão (PSol) soma 6,3%. Por fim, o empresário Eduardo Ramlow (Avante), o Du, tem 0,5%.

Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa, realizada por iniciativa própria do instituto, está registrada na Justiça Eleitoral como ES-07464/2024.

Recife (PE)

No Nordeste, o prefeito do Recife (PE) e candidato à reeleição João Campos (PSB) tem 74% das intenções de voto, conforme pesquisa Datafolha divulgada também na quinta.

Há semanas o atual prefeito segue isolado na liderança, com uma vantagem grande em relação aos demais candidatos, o que sugere possível vitória no 1º turno das eleições.

Atrás do prefeito, aparecem os candidatos Gilson Machado (PL), com 10% das intenções de voto, Daniel Coelho (PSD) com 5% e Dani Portela (PSol) com 4%.

O Datafolha ouviu 910 eleitores no Recife entre terça e quinta (1º a 3/10). A margem de erro do levantamento, encomendado pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado sob o número PE-06324/2024 na Justiça Eleitoral

Salvador (BA)

Na capital baiana, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), lidera isolado, com 74%, e venceria a eleição no primeiro turno, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira (1º/10).

Em segundo lugar aparece Geraldo Júnior (MDB), com 7,4% de votos, seguido por Kleber Rosa (PSol), com 3,5%, Eslane Paixão (UP), com 1,3%. Os demais candidatos somaram menos de 1%.

O instituto ouviu 800 eleitores durante os dias 27 de setembro e 30 de setembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa no TSE é BA-00014/2024.

Maceió (AL)

Outra capital do Nordeste que já pode ter uma definição neste domingo é Maceió. O atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), lidera a corrida com 72,6%,, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, contratada pela empresa 100% Cidades e divulgada na segunda-feira (30/9).

O segundo colocado, o deputado federal Rafael Brito (MDB), registra 14%, e o terceiro, Lobão (Solidariedade), aparece em terceiro com 2,4% das intenções de voto, tecnicamente empatado, segundo a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com Lenilda Luna (UP), que pontua com 1,1%.

A pesquisa foi registrada no TSE como AL-07966/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 25 e 27 de setembro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

João Pessoa (PB)

O atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), lidera com 52%, segundo pesquisa Datavox encomendada pelo portal PB Agora e divulgada na quinta.

Os candidatos Luciano Cartaxo (PT), Ruy Carneiro (Podemos) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) estão tecnicamente empatados na margem de erro de 3,5 pontos percentuais, com 10,8%, 11% e 6,8%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada pela Datavox de 1º a 2 de outubro de 2024. Foram entrevistadas 784 pessoas com 16 anos ou mais em João Pessoa. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº PB-05122/2024.

São Luís (MA)

Segundo a última pesquisa Quaest, divulgada no dia 27 de setembro, o atual prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (PSD), tem 63% das intenções de voto, ante 21% do segundo colocado, o deputado federal Duarte Júnior (PSB).

A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante e ouviu 852 eleitores, de 16 anos ou mais, entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Corte Eleitoral com o número MA – 06269/2024.

Macapá (AP)

O atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Furlan (MDB), está na liderança na disputa pela prefeitura de Macapá com 81% das intenções de votos, segundo pesquisa Gerp divulgada na terça.

Na segunda posição, o ex-deputado estadual Paulo Lemos (PSol) aparece com 7% das intenções de votos, seguido por Aline Gurgel (Republicanos), com 5%. Pela margem de erro de 4,08 pontos percentuais, ambos estão empatados na segunda posição. Patrícia Ferraz (PSB) tem 1%, e os demais candidatos não passam de 1% cada.

A pesquisa Gerp foi registrada no TSE como AP- 00238/2024 e ouviu 600 pessoas na cidade entre os dias 24 de setembro, usando a abordagem telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,08 pontos percentuais para um nível de confiança de 95,55%.

Boa Vista (RR)

No Norte, a capital de Roraima, o atual prefeito e candidato à reeleição, Arthur Henrique (MDB), segue na liderança com 65,5% das intenções de votos, segundo pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada na última terça.

A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) aparece na segunda posição com 25,7% e Mauro Naskashima (PV) está em terceiro, com 1,4%.

A pesquisa Futura/100% Cidades foi registrada no TSE como RR-03624/2024 e ouviu 600 pessoas entre os dias 28 de setembro, usando a abordagem telefônica . A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Porto Velho (RO)

Em Porto Velho, a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil) tem 50,7% das intenções de voto, segundo pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades e divulgada no sábado passado(28/9).

Na segunda posição, o ex-deputado federal Léo Moraes (Podemos) registra 16,5%, seguido pela juíza Euma Tourinho (MDB), com 13,6%. Os dois candidatos estão empatados pela margem de erro.

Célio Lopes (PDT) tem 5,8% e Dr. Benedito Alves (Solidariedade) aparece com 2,6%, seguido por Samuel Costa (Rede), 2,2%, e Ricardo Frota (Novo) com 0,8%.

A pesquisa foi registrada no TSE como RO-03409/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 25 e 26 de setembro, usando a abordagem de entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Rio Branco (AC)

A capital acreana também pode reeleger o atual prefeito, Tião Bocalom (PL), neste domingo, de acordo com pesquisa do Real Time Big Data encomendada e divulgada na quinta-feira pela Record.

Bocalom tem 50% das intenções de voto e pode vencer até mesmo no primeiro turno. Em segundo lugar aparece Marcus Alexandre (MDB), com 36% dos votos. Na sequência, Emerson Jarude (Novo), tem 5%, e Jenilson Leite (PSB), 3%.

O Real Time Big Data entrevistou 1 mil eleitores entre os dias 1 e 2 de outubro. A pesquisa foi contratada pela Record e tem grau de confiança de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número AC – 05312/2024.

Florianópolis (SC)

No Sul do país, Florianópolis também pode reeleger o atual prefeito Topázio Neto (PSD), já em primeiro turno, segundo pesquisa da empresa AtlasIntel divulgada no sábado passado. Ele tem 51% das intenções de voto.

Depois, o deputado estadual Marquito (PSol) aparece com 22,5%, e o ex-senador Dário Berger (PSDB), com 9%. Em quarto lugar, está o ex-vereador Pedrão Silvestre (PP), com 6,7%, e em quinto, o ex-vereador Vanderlei Lela Faria (PT), com 5,7%.

A pesquisa entrevistou 1.201 pessoas da cidade de Florianópolis. O levantamento foi realizado de 20 a 25 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3,5 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o nº SC-06221/2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?