Ivan Valente denuncia ministro do Meio Ambiente por discurso na COP26
De acordo com o parlamentar, o titular da pasta “mentiu” ao dizer que Brasil tem avançado em metas contra a degradação ambiental
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Ivan Valente (PSol-SP) protocolou, na última sexta-feira (19/11), uma denúncia contra o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, pelo discurso do titular na pasta na Conferência do Clima realizada em Glasgow, na Escócia. No documento, entregue ao Conselho de Ética Pública (CEP), ao qual o Metrópoles teve acesso, o parlamentar aponta que “o ministro mentiu” no discurso proferido na COP26.
Na conferência, Leite afirmou que o governo brasileiro adotou metas “ainda mais ambiciosas” referentes ao clima, e que, entre outras medidas, “o futuro verde já começou no Brasil.” Valente, no entanto, contrapõe o discurso com os dados de desmatamento aferidos entre janeiro e outubro deste ano, que alcançaram os maiores índices em 10 anos de análise, segundo levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O psolista denuncia que o Ministério do Meio Ambiente tinha conhecimento desses estudos antes mesmo do discurso de Leite na Escócia. O deputado também acusa o ministro de mentir “em 24 reuniões”, com base na fala de Márcio Astrini, representante do Observatório do Clima, “que reúne dezenas de especialistas”. O congressista pontua, ainda, que o governo federal concedeu subsídios da ordem de US$ 22 bilhões aos combustíveis fósseis entre 2019 e 2020.
Denúncia
Valente afirma que Joaquim Leite, que viajou ao exterior para representar o país em evento oficial, “comprometeu a credibilidade e a imagem” do Brasil, além de afrontar, conforme a denúncia, “de forma grave o Código de Conduta da Alta Administração”. Tal fato, ainda de acordo com o documento, demonstra “imprudência e imperícia” por parte do titular da pasta e merece a atenção da comissão.
O Metrópoles entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente e procurou diretamente o ministro, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço, como sempre, está aberto a manifestações.
Representacao CEP Joaquim Leite by Metropoles on Scribd