metropoles.com

Itatiaia: como o frio impactou a cidade do RJ que marcou -11ºC

Estação meteorológica no Parque de Itatiaia, região serrana do Rio, marcou -11ºC, temperatura mais baixa registrada no Brasil em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Parque Nacional do Itatiaia- Frio no RJ 6
1 de 1 Parque Nacional do Itatiaia- Frio no RJ 6 - Foto: Arquivo Pessoal

Rio de Janeiro – Roupas térmicas, casacos, cobertores, lareiras e calefatores. Foi assim que os moradores de Itatiaia, região serrana do Rio, passaram a madrugada dessa terça-feira (14/6). O ponto mais alto do Parque Nacional, em uma das quatro estações meteorológicas do local, marcou -11.4 ºC, às 2h da manhã, a temperatura mais baixa do Brasil em 2022.

Um vídeo registrado no Bairro Rural de Itamonte, na Serra Negra, dentro do parque, mostra a água congelada saindo de dentro da torneira. Veja:

O Parque Nacional de Itatiaia, que completou 85 anos, possui quatro estações meteorológicas, uma do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registrou -7.8 ºC, e outras três independentes, monitoradas por grupos de meteorologistas de todo o país. Foi na Estação Rio Campo Belo que houve a menor marca, de -11.4ºC.

O frio foi tanto que a antena medidora congelou e parou de funcionar. Chefe do parque há dois anos, Luiz Aragão acredita que, nos próximos meses, o frio pode ficar ainda mais intenso, comparado a 2021.

8 imagens
Vídeo mostra água congelada saindo da torneira em um ponto do Parque Nacional de Itatiaia
Moradores da região registraram geada logo no início da manhã
No Parque Nacional do Itatiaia, região serrana do Rio, registrou um recorde de temperatura mais baixa no Brasil, com -11.4ºC
Pedras de gelo também foram encontradas na região
Parque Nacional de Itatiaia registrou o dia mais frio do ano no Brasil
1 de 8

Guia florestal registrou parte da trilha do parque congelada

Arquivo Pessoal
2 de 8

Vídeo mostra água congelada saindo da torneira em um ponto do Parque Nacional de Itatiaia

Arquivo Pessoal
3 de 8

Moradores da região registraram geada logo no início da manhã

Arquivo Pessoal
4 de 8

No Parque Nacional do Itatiaia, região serrana do Rio, registrou um recorde de temperatura mais baixa no Brasil, com -11.4ºC

Reprodução
5 de 8

Pedras de gelo também foram encontradas na região

Arquivo Pessoal
6 de 8

Parque Nacional de Itatiaia registrou o dia mais frio do ano no Brasil

Arquivo Pessoal
7 de 8

A expectativa é que as estações continuem marcando baixas temperaturas

Arquivo Pessoal
8 de 8

“Acreditamos que por volta das 5h a temperatura tenha ficado próximo de -13 graus Celsius", disse o chefe do Parque

Reprodução

“Presenciei no ano passado. Estava muito frio, tudo congelado, um frio glacial. A estação marcou -14.8°C, em julho de 2022. Eu estava de luvas, touca. Precisei limpar o medidor com água e, no mesmo instante, voltavam a aparecer camadas de gelo. Neste ano, o inverno chegou mais cedo, acredito que a gente possa atingir -16ºC. O parque pega Rio e Minas, mas foi justo no lado do ‘Rio 40 graus’ que fez o dia mais frio do ano no Brasil”, disse Luiz Aragão, ao Metrópoles.

No Vista Linda Hotel, no ponto mais baixo do parque, a mil metros de altitude, o termômetro marcou 2ºC no meio da madrugada. Francisca Santos, 40, trabalha na administração do local há quatro anos e acredita que o frio é um atrativo para os hóspedes.

“Não congelou, mas ficou bem gelado. A parte alta do parque fica a 22 km daqui. Como é relativamente próximo, deu para sentir bastante o frio durante a madrugada. Temos lareira em quase todos os quartos e a maior parte dos hóspedes vem atrás do frio mesmo, muito mais do que no verão. Acredito que o movimento vai ser bom no inverno”, afirmou.

Do outro lado do parque, Renato Diniz, responsável pelo camping Cabanas da Maromba, que existe desde 1982, diz que a noite foi difícil, mesmo já sendo acostumado.

“Aqui chegou a -3 , -4ºC. Estava tudo branco de geada e para dormir foi bem difícil. Parecia que tinham jogado um balde d’água na cama, estava congelada. Para aquecer, usamos cobertor, lareira, calefator e calor humano, se não ninguém aguenta”, conta Renato.

“Aqui nós temos uma sauna filandesa, com pedras, para aquecer o corpo. Normalmente, os hóspedes saem de lá e pulam na cachoeira”, explica.

Se lidar com o frio é difícil para uns, para outros é mais um dia normal em Itatiaia. Funcionário do parque há duas décadas, Guilherme Ramos, 41, estava trabalhando e precisou ficar acampado em uma barraca.

“Já estou acostumado, então é tranquilo. Usei roupa térmica para me proteger”, conta o guia florestal, que registrou geada em vários pontos e uma parte da trilha congelada.

Segundo o Inmet, a menor temperatura foi de -9,9 ºC em 8 de julho de 2019, em Itatiaia. Para 2022, a expectativa é que as estações continuem registrando baixas temperaturas.

“Pode sim fazer mais frio, mas vai depender dos sistemas frontais que vão atingir o sul do país daqui em diante, com frente fria e massa de ar polar”, analisou a meteorologista Marlene Leal, do Inmet.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?