metropoles.com

Itapemirim precisou devolver aviões por falta de pagamento, diz site

Empresa aérea anunciou suspensão das atividades em 17 de dezembro e teria atrasado pagamento. Em nota, a organização nega

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Aeronave da companhia Itapemirim Transportes Aéreos, q anunciou a suspensão temporária de suas operações no Brasil na noite dessa sexta-feira 1
1 de 1 Aeronave da companhia Itapemirim Transportes Aéreos, q anunciou a suspensão temporária de suas operações no Brasil na noite dessa sexta-feira 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Depois da suspensão das atividades em 17 de dezembro, a Itapemirim Transportes Aéreos passa por mais um capítulo conturbado. A empresa teria devolvido, nesta semana, duas de suas aeronaves para a estadunidense DCAL 2 Leasing Limited, por falta de pagamento.

As informações são do Congresso em Foco. Um dos aviões, o PS-SFC, teria partido do Aeroporto Internacional de Brasília nesta quarta-feira (19/1) para o Aeroporto Internacional de Tucson, onde ficará armazenado. Já a outra aeronave, PS-ITA, estaria nos Estados Unidos desde ontem.

A DCAL 2 Leasing Limited teria solicitado as embarcações de volta depois de falta de pagamento. A Itapemirim está proibida de voltar a vender bilhetes de viagens, de acordo com decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A medida é válida até que a empresa faça a reacomodação de passageiros, o reembolso integral da passagem aérea a quem optou por esta alternativa e resposta a todas as reclamações feitas pelo site Consumidor.gov.br.

Em nota, a empresa negou que as aeronaves foram devolvidas e que o pagamento do leasing dos aviões está em dia. O motivo do deslocamento das embarcações seria uma manutenção. As aeronaves têm previsão de retorno ao país em fevereiro.

Processos trabalhistas

Antes de suspender bruscamente seus serviços, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) respondia a pelo menos três processos trabalhistas por atraso de salários e benefícios. Em 17 de dezembro, a ITA interrompeu seus serviços e perdeu a autorização para voar. O Ministério da Justiça e o Procon de São Paulo abriram investigações contra a companhia aérea.

Com apenas seis meses de operação, a ITA já era alvo de três processos na Justiça do Trabalho em São Paulo movidos pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa os profissionais que trabalham a bordo dos aviões, como comissários e comandantes.

Uma ação questiona o atraso no pagamento de salários; outra, o cancelamento do convênio médico; a terceira pede o pagamento de diárias e do vale-alimentação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?