Lula felicita novo presidente eleito do Equador, Daniel Noboa
Por conta da crescente violência no Equador, o candidato Daniel Noboa compareceu às urnas usando um colete à prova de balas
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) felicitou as autoridades do Equador pela eleição do novo presidente eleito, Daniel Noboa, vencedor do pleito realizado nesse domingo (15/10). O novo titular do governo equatoriano derrotou a candidata de esquerda Luisa González no segundo turno.
“Meus parabéns para Daniel Noboa pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”, escreveu o petista.
Naboa, de 35 anos, é do partido Acción Democrática Nacional (Ação Democrática Nacional, na tradução). Ele derrotou a candidata González, da Revolución Ciudadana (Revolução Cidadã), herdeira do ex-presidente Rafael Correa.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também enviou uma nota sobre a eleição no país vizinho. “O governo brasileiro faz votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato. Expressa também a disposição de buscar o aprofundamento contínuo da relação bilateral, em prol do desenvolvimento das duas sociedades e de toda a região sul-americana”, anunciou o Itamaraty
Nascido em Guayaquil, o presidente eleito é ex-deputado e filho do empresário Álvaro Noboa Pontón, um dos mais influentes do país.
Quem é Daniel Noboa Azin
O empresário Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azin nasceu em 1987, na cidade de Guayaquil, e é filho do ex-candidato à presidência Álvaro Noboa Pontón e da médica Annabella Azin.
Seu pacote de projetos para o governo incluem principalmente uma ênfase na segurança pública e emprego, além de incentivos fiscais para novos negócios e sentenças de prisão por evasão fiscal grave.