metropoles.com

Itamaraty pede respeito a direitos de mulheres e meninas afegãs

Diplomacia brasileira se manifestou sobre a crise afegã e disse que Brasil tem “profunda preocupação com a deterioração da situação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Itamaraty
1 de 1 Itamaraty - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou na noite desta segunda-feira (16/8) um informe com a posição do Brasil sobre a crise no Afeganistão. A preocupação com violações dos direitos humanos e maneiras de impedir que elas ocorram, como a atuação plena das forças de paz da ONU, são citadas pelo Brasil na nota oficial.

Com a retirada das tropas norte-americanas e a evacuação do Afeganistão por estrangeiros, o grupo extremista Talibã assumiu o controle do país e já despacha no Palácio Presidencial na capital, Cabul.

Com a mudança de regime, moradores temem a volta de violações aos direitos, sobretudo das mulheres, e de uma série de proibições que ocorriam na década de 1990, quando o grupo insurgente ocupou o poder pela primeira vez.

Veja a íntegra da nota do Itamaraty:

“O governo brasileiro expressa sua profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos.

Manifesta, igualmente, apreensão com o aumento da instabilidade na Ásia Central e seu potencial impacto em outras regiões.

O Brasil espera o rápido engajamento das Nações Unidas para o estabelecimento de canais de diálogo e espera que o Conselho de Segurança possa atuar para assegurar a paz na região. É essencial assegurar a atuação plena da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama).

O governo brasileiro conclama os atores envolvidos a proteger os civis, respeitar o Direito Internacional Humanitário, garantir o acesso desimpedido da ajuda humanitária e respeitar os direitos fundamentais do povo afegão, em especial de mulheres e meninas.

É necessário preservar os ganhos obtidos nas últimas décadas em matéria de proteção de direitos humanos, fortalecimento da democracia e desenvolvimento socioeconômico no Afeganistão.

Não há registro de brasileiros atualmente residindo ou em trânsito no Afeganistão. Os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão (+92 300 8525941), que tem a jurisdição consular sobre o território afegão e da Divisão de Assistência Consular do MRE (+55 61 98197-2284) estão disponíveis para qualquer nacional que se encontre no país e necessite urgentemente de auxílio”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?