Confira nota do Itamaraty lamentando a morte de presidente do Irã
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em uma queda de helicóptero, no domingo (19/5). Com morte confirmada, Itamaraty divulgou nota
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores publicou uma nota, na manhã desta segunda-feira (20/5), lamentando a perda de Ebrahim Raisi, presidente do irã, que morreu na queda de um helicóptero nesse domingo (19/5). No texto, o Itamaraty compartilhou sentimentos de pesar.
O órgão estendeu os “sentimentos de solidariedade” aos familiares dos mortos, ao governo e ao povo do Irã.
Leia na íntegra a nota do Itamaraty
“O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país, em decorrência de queda de helicóptero ocorrida ontem, dia 19, no interior do país. Os falecimentos foram confirmados na manhã de hoje em comunicado oficial do Conselho de Ministros do Irã.
O governo brasileiro estende aos familiares do presidente Raisi, do chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas.”
O que aconteceu?
Equipes de resgate do Irã encontraram o helicóptero onde estava o presidente Ebrahim Raisi, de 63 anos, na manhã de segunda-feira (20/5), no horário local.
A aeronave caiu nesse domingo (19/5), em uma região montanhosa, com forte neblina e de difícil acesso, quando a comitiva presidencial retornava de uma viagem ao Azerbaijão Oriental. Ebrahim não resistiu.
De acordo com a TV estatal do país, não há sobreviventes. Entre as vítimas da tragédia, está o chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian, além de Malek Rahmati, governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.