Itamaraty monitora acidente de presidente do Irã e contata embaixada
Helicóptero em que estava Ebrahim Raisi, presidente do Irã, caiu neste domingo (19/5). Mau tempo atrapalha as buscas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, neste domingo (19/5), que acompanha o incidente com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. O helicóptero em que o líder iraniano estava caiu na região de Varzaqan devido às más condições climáticas e ainda não foi encontrado.
O Itamaraty informou que está em contato com a embaixada do Brasil na capital Teerã, “que, por sua vez, monitora a situação junto à chancelaria iraniana”.
A Agência de Notícias da República Islâmica (Irna) divulgou que equipes de resgate localizaram o local exato da queda, e tentam chegar ao ponto identificado. O mau tempo, no entanto, atrapalha as buscas. O horário também complica a atuação dos socorristas, pois é madrugada de segunda-feira (20/5) no Irã.
Ainda não há atualizações oficiais sobre o estado de saúde de Raisi, que viajava com outras autoridades, como o ministro das Relações Exteriores do Irã.
Nascido em 14 de dezembro de 1960 e natural da cidade sagrada de Mashhad, uma das principais cidades religiosas do Irã, Ebrahim Raisi, eleito presidente em 2021, é conhecido tanto pela trajetória política quanto pelo papel no sistema judiciário iraniano.
Criado em uma família religiosa, Raisi começou cedo os estudos no seminário islâmico. Aos 15 anos, mudou-se para Qom, um importante centro de pesquisas teológicas no Irã, onde estudou sob a orientação de destacados clérigos, incluindo o aiatolá Ali Khamenei, que mais tarde se tornaria o Líder Supremo do Irã.