metropoles.com

Itamaraty manda embaixador brasileiro voltar a trabalhar em Kiev

O embaixador do Brasil na Ucrânia havia deixado a capital do país no início de março, quando as tropas russas se aproximavam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images
Ucranianos levantam bandeiras do país em frente a barricadas feitas no centro de Kiev em meio a ataque russo - Metrópoles
1 de 1 Ucranianos levantam bandeiras do país em frente a barricadas feitas no centro de Kiev em meio a ataque russo - Metrópoles - Foto: Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

A diplomacia do Brasil continua recomendando que os cidadãos brasileiros não ingressem em território ucraniano por causa da guerra, mas está tentando retomar a normalidade de sua embaixada na capital do país invadido pela Rússia desde fevereiro deste ano.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou, nesta terça-feira (26/7), que o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, foi instruído a voltar a Kiev para “exercer suas funções presencialmente naquela capital”.

A embaixada do Brasil em Kiev nunca fechou, mas Rapesta deixou o local em 1º de março deste ano com sua equipe, alegando falta de condições de segurança. O corpo diplomático seguiu para Lviv, uma cidade ucraniana próxima da fronteira com a Polônia, onde continuou a auxiliar brasileiros que tentavam deixar o país em conflito.

“Nos últimos cinco meses, cerca de 250 brasileiros foram atendidos pelo Itamaraty na região, em especial para emissão de documentos e travessia da fronteira”, informou o ministério, em nota oficial.

“O Itamaraty segue atento à evolução do conflito e está pronto a retomar eventuais medidas emergenciais de atendimento a cidadãos brasileiros que se façam necessárias”, diz ainda a nota.

A embaixada brasileira em Kiev tem um número de celular que atende em sistema de plantão: +55 61 98260-0610.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?