metropoles.com

Itamaraty extingue mais de 200 cargos em embaixadas brasileiras

Governo brasileiro fechou duas embaixadas e iniciou o mesmo processo em outras três. Diplomatas e oficiais de chancelaria estão entre os postos extintos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
palácio Itamaraty
1 de 1 palácio Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O quadro de servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) está sendo revisto. O Palácio do Itamaraty – sob o comando do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo – extinguiu ao todo 216 vagas em todos os continentes. Apesar do volume de fechamento de postos, a diplomacia brasileira diz que essa é uma “prática rotineira”.

Houve redução no exterior de 84 vagas de diplomatas e de 54 de oficial e assistente de chancelaria. O processo inclui alterações nas lotações de 78 postos, em todos os continentes. Uma portaria publicada em maio direciona a atualização.

“O novo quadro busca reequilibrar também a proporção de servidores no exterior e em Brasília, com vistas a melhor refletir o quadro numérico de servidores em exercício e recompor o déficit de lotação na Secretaria de Estado”, destaca o Itamaraty, em nota.

Com a diminuição de servidores, as embaixadas na Dominica (Roseau) e Antígua e Barbuda (Saint John’s) foram fechadas. Outras três iniciaram o processo para descontinuar seus trabalhos. “A atualização do quadro de vagas no exterior é prática rotineira e visa adequar a rede de postos às necessidades da política externa e à realidade de recursos humanos do Ministério”, conclui o texto.

Apesar da redução, o Itamaraty descarta qualquer prejuízo nas relações com países dos quais a diplomacia brasileira se retirou. “As embaixadas e consulados brasileiros continuarão a dispor dos meios necessários para o perfeito desempenho de todas as suas atribuições”, frisa a nota.

Desde que assumiu o governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indicou 18 nomes para embaixadas e outras representações diplomáticas, segundo o Senado. Contudo, o Parlamento só chancelou três: Pedro Fernando Brêtas Bastos (missão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Henrique da Silveira Sardinha Pinto (embaixada no Vaticano) e Hélio Vitor Ramos Filho (embaixada em Roma).

Aguardam a sabatina no Congresso os indicados para as embaixadas de Paris, Nova York, Cairo, Atenas, Lisboa e Budapeste, entre outras.

Veja as embaixadas que estão em processo de fechamento:

  • Granada (Saint George)
  • São Cristóvão e Nevis (Basseterre)
  • São Vicente e Granadinas (Kingstown)

Veja as embaixadas que já foram fechadas:

  • Dominica (Roseau)
  • Antígua e Barbuda (Saint John’s)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?