Itamaraty estuda envio de ajuda humanitária para a Síria e a Turquia
Não há brasileiros entre vítimas da tragédia. Terremoto com 7,8 graus de magnitude atingiu região e mais de 2 mil pessoas morreram
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta segunda-feira (6/2), que está providenciando formas de enviar ajuda humanitária às vítimas do terremoto de grande magnitude que atingiu a Turquia e a Síria esta manhã. Em nota, o Itamaraty afirmou que não há registro de brasileiros entre as vítimas da tragédia.
O sul da Turquia e o norte da Síria sofreram forte terremoto com magnitude de 7,8 graus na manhã desta segunda-feira (6/2), além de outros tremores secundários. Após os abalos sísmicos, o número de mortos chega a mais de 2.280.
“Por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas, o governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto”, diz o texto.
O governo brasileiro manifestou “as mais sinceras condolências” aos povos afetados e às famílias das vítimas e declarou que ainda não há registro de brasileiros entre os afetados.
“Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos. As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul, estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno, em regime de plantão”.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com as vítimas da tragédia.
Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia.
— Lula (@LulaOficial) February 6, 2023
Acredita-se que centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros, enquanto equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área.
Forças de segurança locais também encontram dificuldades em estimar o número de vítimas nas regiões que não são controladas pelo governo sírio.
A organização Capacetes Brancos, da Síria, mostrou um dos resgates de sobreviventes. Veja:
Scenes from the rescue of a man, his wife and their child, alive, from under the rubble in the city of Sarmada, north of #Idlib, after the #earthquake in NW #Syria, today, Monday, February 6. pic.twitter.com/HLdD89BfJV
— The White Helmets (@SyriaCivilDef) February 6, 2023