Itamaraty: Elizabeth II foi “símbolo de liderança e estabilidade”
Ministério das Relações Exteriores emitiu pronunciamento sobre morte da segunda monarca mais longeva do Reino Unido
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota no fim da tarde desta quinta-feira (8/9) lamentando a morte da rainha Elizabeth II. A monarca faleceu aos 96 anos e comandou o Reino Unido por sete décadas.
“Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na história do Reino Unido foi símbolo de liderança e estabilidade para o país e para o mundo”, descreve o pronunciamento.
O Itamaraty destaca a parceria estratégica entre Brasil e Reino Unido e relembra a visita feita pela monarca ao país em 1968, durante a ditadura militar.
“Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido”, diz a nota.
Luto oficial
O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de três dias em razão da morte da rainha Elizabeth II. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Leia o pronunciamento completo:
“O governo brasileiro recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento da rainha Elizabeth II, no castelo de Balmoral, na Escócia. O presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias.
Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na história do Reino Unido foi símbolo de liderança e estabilidade para o país e para o mundo.
Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro é lembrada pelo governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido.
Rememorar a visita da rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil é valorizar a parceria estratégica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande número de áreas – comércio, saúde, investimentos, intercâmbio acadêmico, ciência e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os países.
O governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família real, bem como ao governo e ao povo do Reino Unido e dos demais membros da Commonwealth”.