Itamaraty confirma vinda do chinês Xi Jinping a Brasília após o G20
Presidente da China vai participar de cúpula do G20 no Rio de Janeiro e depois visita a capital do país com presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, confirmou, nesta sexta-feira (8/11), a vinda do presidente da China, Xi Jinping, a Brasília (DF). O chefe de Estado participará da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Xi Jinping permanecerá no Brasil entre os dias 17 e 21 de novembro. A previsão é de que ele visite Brasília no dia 19, após o fim do G20, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A cúpula do G20 este ano será sediada no Rio de Janeiro, com sessões marcadas para os dias 18 e 19 deste mês. O G20 social começa um pouco antes e terá a presença de Lula no encerramento, em 16 de novembro.
O evento marca o fim da Presidência temporária do Brasil no grupo e a passada de poder para a África do Sul, que governará o bloco em 2025. A principal ação brasileira será o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza na cúpula.
Segundo o embaixador Mauricio Lyrio, há um grande número de países que já aderiram à aliança, que será continuada mesmo após o fim do comando do Brasil.
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden também confirmou presença no evento. Antes disso, o atual ocupante da Casa Branca deve viajar ao Peru, onde participará da reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), entre 10 e 16 deste mês.