Itamaraty agradece apoio mundial “unânime” após vandalismo em Brasília
O Ministério das Relações Exteriores destacou, nesta segunda-feira (9/1), que os países reconhecem a “solidez das instituições democráticas”
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério de Relações Exteriores (MRE) reforçou, nesta segunda-feira (9/1), que é “unânime” o repúdio internacional aos casos de vandalismo registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesse domingo (8/1).
Em nota de agradecimento ao apoio de lideranças mundiais, o ministério classificou os atos como uma “violência golpista” e destacou que seguirá com determinação “defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988”.
A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou a presença de 73 delegações internacionais, com cerca de 120 países representados. Para o Itamaraty, o número confirma que as organizações internacionais reconhecem “a solidez das instituições democráticas brasileiras” e respeitam os resultados das urnas.
Apoio da comunidade internacional
Depois do terror e das cenas de guerra presenciadas em Brasília, representantes de países como Estados Unidos, França, Espanha, México e Argentina repudiaram as invasões aos prédios do executivo, legislativo e judiciário.
A Casa Branca manifestou-se por meio de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA. “Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável. Nós nos juntamos a Lula para pedir o fim imediato dessas ações”, publicou o líder no Twitter.
We condemn the attacks on Brazil’s Presidency, Congress, and Supreme Court today. Using violence to attack democratic institutions is always unacceptable. We join @lulaoficial in urging an immediate end to these actions.
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) January 8, 2023
Já Emmanuel Macron, presidente da França, registrou na rede social que “a vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada” e destacou o apoio ao presidente Lula.
La volonté du peuple brésilien et les institutions démocratiques doivent être respectées ! Le Président @LulaOficial peut compter sur le soutien indéfectible de la France.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 8, 2023
Leia a nota completa do Ministério das Relações Exteriores:
Atos de violência golpista em Brasília
O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada no dia de ontem (8/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma festa democrática que contou com a presença expressiva de mais de 60 delegações internacionais de alto nível, representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras. No mesmo sentido, desde ontem tem sido unânime e contundente o repúdio de países e organismos internacionais aos atos de terrorismo e vandalismo que chocaram o Brasil e o mundo.
O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos. O Governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o País registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana.