metropoles.com

Itamaraty agradece apoio mundial “unânime” após vandalismo em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores destacou, nesta segunda-feira (9/1), que os países reconhecem a “solidez das instituições democráticas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mauro Vieira assume o cargo de ministro das Relações Exteriores - Metrópoles
1 de 1 Mauro Vieira assume o cargo de ministro das Relações Exteriores - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério de Relações Exteriores (MRE) reforçou, nesta segunda-feira (9/1), que é “unânime” o repúdio internacional aos casos de vandalismo registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesse domingo (8/1).

Em nota de agradecimento ao apoio de lideranças mundiais, o ministério classificou os atos como uma “violência golpista” e destacou que seguirá com determinação “defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988”.

A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou a presença de 73 delegações internacionais, com cerca de 120 países representados. Para o Itamaraty, o número confirma que as organizações internacionais reconhecem “a solidez das instituições democráticas brasileiras” e respeitam os resultados das urnas.

Apoio da comunidade internacional

Depois do terror e das cenas de guerra presenciadas em Brasília, representantes de países como Estados Unidos, França, Espanha, México e Argentina repudiaram as invasões aos prédios do executivo, legislativo e judiciário.

A Casa Branca manifestou-se por meio de Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA. “Usar a violência para atacar as instituições democráticas é sempre inaceitável. Nós nos juntamos a Lula para pedir o fim imediato dessas ações”, publicou o líder no Twitter.

Já Emmanuel Macron, presidente da França, registrou na rede social que “a vontade do povo brasileiro e das instituições democráticas deve ser respeitada” e destacou o apoio ao presidente Lula.

Leia a nota completa do Ministério das Relações Exteriores:

Atos de violência golpista em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada no dia de ontem (8/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma festa democrática que contou com a presença expressiva de mais de 60 delegações internacionais de alto nível, representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras. No mesmo sentido, desde ontem tem sido unânime e contundente o repúdio de países e organismos internacionais aos atos de terrorismo e vandalismo que chocaram o Brasil e o mundo.

O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos. O Governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o País registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?