metropoles.com

Itaipu poderá liberar água equivalente a 2 vezes a vazão das Cataratas do Iguaçu

A hidrelétrica de Itaipu registrou em outubro três recordes de geração de energia, além de operação acima da capacidade nominal da usina, de 14.000 megawatts (MW)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
itaipu
1 de 1 itaipu - Foto: Divulgação

O forte volume de chuvas que atinge a bacia do Rio Paraná neste início de novembro pode obrigar os operadores da hidrelétrica de Itaipu a liberarem passagem de água equivalente a mais de duas vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. A previsão, feita pela administração da usina, indica que, no próximo domingo (8/11), o vertimento da hidrelétrica poderá atingir mais de 4 mil metros cúbicos de água por segundo (m3/s).

O vertedouro da usina é aberto quando há necessidade de escoar excedente de água não usado para a geração de energia elétrica, uma operação que está alinhada ao volume de água armazenada na região da hidrelétrica. No último domingo, os operadores da usina abriram o vertedouro pela quarta vez neste ano. Naquele momento, o reservatório da usina estava com o nível máximo de operação, que á a cota 220,30 metros acima do nível do mar.

A abertura do vertedouro é explicada pela chuva equivalente a 90 milímetros em dois dias e meio, somente neste início de mês. O volume representa 40% de todo o volume de chuva acumulado na região em novembro de 2014, segundo Itaipu. Diante de tamanho volume de chuva, a administração da usina já cogita a possibilidade de o vertedouro “permanecer por mais tempo aberto, durante o início do mês”.

Recorde
A hidrelétrica de Itaipu registrou em outubro três recordes de geração de energia, além de operação acima da capacidade nominal da usina, de 14.000 megawatts (MW). O recorde anterior, de 14 116 MW registrado em março passado, deu lugar à marca de 14.238 MW, registrada na tarde do dia 21 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?