metropoles.com

Israel mantém bombardeios e prepara ataque terrestre à Faixa de Gaza

Aviões israelenses seguem fazendo bombardeios há vários dias em represália aos ataques ao sul do país; guerra chega ao sexto dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023
1 de 1 A fumaça sobe quando o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel usou bombas de fósforo em seus ataques a áreas povoadas na Cidade de Gaza, Gaza, em 11 de outubro de 2023 - Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

Nesta quinta-feira (12/10), por volta das 4h30, pelo horário local, as forças israelenses anunciaram uma operação “em grande escala” contra o Hamas no enclave palestino. Os ataques teriam deixado, até o momento, pelo menos 15 mortos e vários feridos, segundo a imprensa do Hamas. De acordo com testemunhas, um dos bombardeios atingiu o campo de refugiados de Jabalia, no norte do território.

Mantendo os ataques aéreos e bombardeios, Israel também anunciou nesta quinta-feira que prepara uma “manobra terrestre” na Faixa de Gaza, mas “nada ainda foi decidido”, de acordo com o tenente-coronel Richard Hecht, porta-voz do Exército.

“Nós nos preparamos para as próximas etapas da guerra”, disse, durante uma coletiva de imprensa. “Pode ser por via aérea, a partir do mar e do ar. Vamos esperar a decisão do governo, nada ainda foi decidido”, acrescentou.

Balanço das vítimas após ataques de Israel

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, desde o início do conflito, mais de 1.200 palestinos morreram e 5.600 ficaram feridos. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha está em contato com o Hamas e as autoridades palestinas para obter informações sobre os cerca de 150 reféns.

A organização se dispôs a realizar visitas humanitárias, facilitar a comunicação entre os reféns e os familiares, e negociar uma eventual liberação.

Leia a matéria completa no portal RFI, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?