metropoles.com

Israel aprova novo embaixador brasileiro no país

Embaixador Frederico Salomão Duque Estrada Meyer foi aprovado pelo governo de Israel, mas ainda precisa ser analisado pelo Senado brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Amir Levy/Getty Images
Israel’s New Government Is Sworn In To The Knesset
1 de 1 Israel’s New Government Is Sworn In To The Knesset - Foto: Amir Levy/Getty Images

O governo de Israel concedeu agrément ao embaixador brasileiro Frederico Salomão Duque Estrada Meyer. O agrément é o consentimento de um Estado para que determinado diplomata estrangeiro seja nomeado para função em seu território.

Frederico Meyer é o atual Cônsul-Geral do Brasil em Cantão, na China, e já foi Embaixador no Cazaquistão (2006-2011) e no Marrocos (2011-2015). Foi também porta-voz do Itamaraty (2015-2016) e embaixador alterno na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York (2017-2019).

Anteriormente, serviu em Bagdá (1980-1983), Moscou (1985-1989), Genebra (1989-1993), Georgetown (1993), Havana (1995-1998), Genebra (1998-2003) e Nova York (2003-2006).

O próximo passo é a apreciação do nome de Meyer pelo Senado Federal brasileiro.

Ainda no início de janeiro, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) removeu o militar Gerson Menandro Garcia de Freitas da embaixada do Brasil em Tel Aviv, Israel.

Menandro, que não é diplomata de carreira, é general formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Ele foi indicado durante a gestão do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, e estava na embaixada em Tel Aviv desde 2020.

Antes, o militar foi gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e também ocupou cargos e funções militares no Brasil e nos Estados Unidos.

Mudança de postura em relação a Israel

Durante sua posse como ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira afirmou que o Brasil retomaria o pragmatismo e neutralidade em relação a questão da Palestina, diferentemente da postura do governo anterior.

Durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), o Brasil se alinhou diversas vezes com Israel, e o então presidente chegou até mesmo a ensaiar uma transferência da embaixada brasileira de Israel de Tel Aviv para Jerusalém, causando polêmica entre a comunidade árabe.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?