metropoles.com

Isa Penna denuncia articulação para salvar mandato de Fernando Cury

Ao Metrópoles, a deputada estadual pelo PSol afirmou que parlamentares planejam pedir vistas para atrapalhar andamento do processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Rachel Sheherazade entrevista Isa Penna
1 de 1 Rachel Sheherazade entrevista Isa Penna - Foto: Metrópoles

Em entrevista ao Metrópoles, a deputada estadual de São Paulo Isa Penna (PSol) afirmou que parlamentares aliados tentam travar o andamento do processo contra Fernando Cury (Cidadania) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) por importunação sexual.

Cury foi flagrado pelas câmeras de vídeo da Alesp abraçando e apalpando o seio da deputada Isa Penna contra a vontade dela, durante uma sessão em 16 de dezembro de 2020.

Ao Metrópoles, a deputada afirmou que parlamentares aliados de Cury planejam substituir a pena de cassação de mandato por punições mais brandas, como a suspensão temporária do deputado das atividades legislativas. De acordo com ela, parlamentares que integram a Comissão de Ética da Alesp, onde tramita o processo, pretendem pedir vistas para travar o andamento do caso.

“É uma manobra. No dia 15 de março é a eleição da Assembleia Legislativa. Tudo vai mudar, a Comissão de Ética, a presidência. Eles querem ganhar esses dias para passar esse cenário e retroceder todo o processo”, afirmou. Na entrevista, Isa Penna cita os nomes dos parlamentares que estariam participando da articulação (confira a partir de 13’18”).

Em fevereiro, a Comissão de Ética ouviu testemunhas e o próprio Fernando Cury sobre o episódio. O parlamentar do Cidadania afirmou que o gesto de abraçar a deputada por trás, apalpando seu seio, como registrado nas imagens, foi um “gesto gentil em um momento que interrompia a conversa de Penna com a mesa diretora”.

Um perito criminal contratado pela defesa de Cury, em uma das sessões da Comissão, disse que não era possível afirmar se o deputado tocou nos seio de Isa. O profissional questionou a reação da parlamentar ao assédio. De acordo com ele, Isa não teria se virado para o lado em que o seio havia sido tocado. Isso indicaria que o contato não teria existido.

No último dia 1° de março, o advogado de defesa de Fernando Cury destacou a conduta ilibada de seu cliente e, erguendo uma imagem de um torso masculino, apontou a região na qual Isa foi apalpada como “zona subaxilar”, e não como seio.

“Me senti humilhada, me senti exposta”, disse a deputada ao Metrópoles sobre as sessões do colegiado. “É uma tentativa constante de me deslegitimar porque reagi em dois segundos, e não em um, porque olhei para esquerda, e não para direita. Coisas ridículas perto de um vídeo que está gravado”, desabafou.

Na entrevista, a parlamentar também comentou o projeto de lei protocolado pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) para tornar obrigatória a apresentação de boletim de ocorrência com exame de corpo de delito comprovando o estupro para acesso ao aborto legal.

Confira:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?