Irmão sobre futuro do recordista João Campos: “Um dia de cada vez”
João Campos (PSB) foi reeleito prefeito de Recife com mais de 725 mil votos, maior votação para prefeitura da capital desde 1985
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), foi reeleito em primeiro turno, realizado no domingo (6/10). Com a votação recorde, o político já tem sido questionado sobre possibilidade de concorrer ao governo de Pernambuco em 2026. No entanto, o irmão do prefeito, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), disse ao Metrópoles que a previsão é de que João Campos termine o mandato de prefeito e que viverá “um dia de cada vez”.
João Campos foi reeleito com mais de 725 mil votos. O prefeito conquistou a maior votação para prefeitura da capital pernambucana desde 1985.
“A gente sempre teve o cuidado de viver um dia de cada vez. Até porque aprendemos isso de maneira muito dura também. A gente viu, no meio de uma eleição presidencial, o nosso pai sair de candidato para no outro dia sofrer um acidente aéreo. Então, a gente sabe que a vida se vive um dia de cada vez. E, na política, a gente faz política vivendo e trabalhando um dia de cada vez”, reforçou Pedro Campos.
Eduardo Campos, pai de Pedro e João Campos, faleceu em 13 de agosto de 2014, vítima de um acidente aéreo em Santos, em São Paulo. Na época, o político era candidato a presidente, depois de ser deputado estadual, federal e governador de Pernambuco.
João Campos, de 30 anos, assim como o pai, tem construído uma trajetória forte dentro de Pernambuco. Inclusive, ampliando a influência dentro das redes sociais, com músicas virais e entrando nas tendências do mundo digital.
Só no Instagram, por exemplo, o prefeito de Recife tem 2,6 milhões de seguidores. Para efeitos comparativos, o deputado Guilherme Boulos (PSol-SP), candidato à prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno, conta com 2,4 milhões, apesar de estar presente no maior reduto eleitoral do país.
“Então, chegar a 78% no primeiro turno é uma consolidação de um trabalho muito bem feito. E, também, dentro desse trabalho bem feito, a capacidade de se comunicar com a população. E se comunicar, quando eu digo, é estar presente, entender o que as pessoas estão falando e conseguir também passar a mensagem da gestão através das redes sociais. E, tudo isso, a gente sabe que o João é uma referência, não só no Recife, mas no Brasil”, enfatiza Pedro Campos.
Além da forte presença nas redes socais, João Campos apostou em um brega-funk como jingle na campanha de reeleição.
Eleição para governador
Nas eleições de 2024, João Campos derrotou um ex-secretário de Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco. A derrota do ex-secretário de Turismo Daniel Coelho (PSD) indica a força do prefeito na capital pernambucana.
O resultado das municipais deste ano mostra a predominância do PSDB, de Raquel Lyra, e do PSB, de João Campos, no comando dos municípios pernambucanos. Apesar do atual prefeito ainda não falar abertamente em tentar o governo do estado em 2026, o cenário tem se desenhado para uma disputa entre Raquel Lyra e João Campos.
A pesquisa Quaest divulgada em julho mostra que a governadora Raquel Lyra é aprovada por 53% dos eleitores pernambucanos. O levantamento ouviu 702 pessoas, com 16 anos ou mais, presencialmente, em 44 municípios, entre 25 e 28 de julho. A governadora poderá tentar a reeleição em 2026, com cenário ainda indefinido.