metropoles.com

Irmão sobre futuro do recordista João Campos: “Um dia de cada vez”

João Campos (PSB) foi reeleito prefeito de Recife com mais de 725 mil votos, maior votação para prefeitura da capital desde 1985

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida de Pedro e João Campos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Pedro e João Campos - Metrópoles - Foto: Divulgação

O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), foi reeleito em primeiro turno, realizado no domingo (6/10). Com a votação recorde, o político já tem sido questionado sobre possibilidade de concorrer ao governo de Pernambuco em 2026. No entanto, o irmão do prefeito, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), disse ao Metrópoles que a previsão é de que João Campos termine o mandato de prefeito e que viverá “um dia de cada vez”.

João Campos foi reeleito com mais de 725 mil votos. O prefeito conquistou a maior votação para prefeitura da capital pernambucana desde 1985.

“A gente sempre teve o cuidado de viver um dia de cada vez. Até porque aprendemos isso de maneira muito dura também. A gente viu, no meio de uma eleição presidencial, o nosso pai sair de candidato para no outro dia sofrer um acidente aéreo. Então, a gente sabe que a vida se vive um dia de cada vez. E, na política, a gente faz política vivendo e trabalhando um dia de cada vez”, reforçou Pedro Campos.

6 imagens
João Campos é filho de Eduardo Campos
O prefeito do Recife, João Campos, e a deputada federal Tabata Amaral. Eles são namorados e filiados ao PSB.
Ministra Luciana Santos com o prefeito João Campos
Santinhos personalizados João Campos
João Campos e Lula
1 de 6

João Campos foi reeleito prefeito de Recife (PE)

Reprodução
2 de 6

João Campos é filho de Eduardo Campos

Rodolfo Loepert/PCR
3 de 6

O prefeito do Recife, João Campos, e a deputada federal Tabata Amaral. Eles são namorados e filiados ao PSB.

Reprodução
4 de 6

Ministra Luciana Santos com o prefeito João Campos

Reprodução/Redes Sociais
5 de 6

Santinhos personalizados João Campos

Reprodução
6 de 6

João Campos e Lula

Ricardo Stuckert / PR

Eduardo Campos, pai de Pedro e João Campos, faleceu em 13 de agosto de 2014, vítima de um acidente aéreo em Santos, em São Paulo. Na época, o político era candidato a presidente, depois de ser deputado estadual, federal e governador de Pernambuco.

João Campos, de 30 anos, assim como o pai, tem construído uma trajetória forte dentro de Pernambuco. Inclusive, ampliando a influência dentro das redes sociais, com músicas virais e entrando nas tendências do mundo digital.

Só no Instagram, por exemplo, o prefeito de Recife tem 2,6 milhões de seguidores. Para efeitos comparativos, o deputado Guilherme Boulos (PSol-SP), candidato à prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno, conta com 2,4 milhões, apesar de estar presente no maior reduto eleitoral do país.

“Então, chegar a 78% no primeiro turno é uma consolidação de um trabalho muito bem feito. E, também, dentro desse trabalho bem feito, a capacidade de se comunicar com a população. E se comunicar, quando eu digo, é estar presente, entender o que as pessoas estão falando e conseguir também passar a mensagem da gestão através das redes sociais. E, tudo isso, a gente sabe que o João é uma referência, não só no Recife, mas no Brasil”, enfatiza Pedro Campos.

Além da forte presença nas redes socais, João Campos apostou em um brega-funk como jingle na campanha de reeleição.

Eleição para governador

Nas eleições de 2024, João Campos derrotou um ex-secretário de Raquel Lyra (PSDB), governadora de Pernambuco. A derrota do ex-secretário de Turismo Daniel Coelho (PSD) indica a força do prefeito na capital pernambucana.

O resultado das municipais deste ano mostra a predominância do PSDB, de Raquel Lyra, e do PSB, de João Campos, no comando dos municípios pernambucanos. Apesar do atual prefeito ainda não falar abertamente em tentar o governo do estado em 2026, o cenário tem se desenhado para uma disputa entre Raquel Lyra e João Campos.

A pesquisa Quaest divulgada em julho mostra que a governadora Raquel Lyra é aprovada por 53% dos eleitores pernambucanos. O levantamento ouviu 702 pessoas, com 16 anos ou mais, presencialmente, em 44 municípios, entre 25 e 28 de julho. A governadora poderá tentar a reeleição em 2026, com cenário ainda indefinido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?