metropoles.com

Irmã de ministro se defende após operação: “Verdade será estabelecida”

A irmã do ministro das Comunicações, que é prefeita de Vitorino Freire (MA), foi afastada das funções nesta sexta-feira (1°/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Luanna Bringel Rezende Alves
1 de 1 Luanna Bringel Rezende Alves - Foto: Reprodução

Após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta sexta-feira (1°/9), Luanna Rezende, irmã do ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, afirmou que está à disposição “para os devidos esclarecimentos” e que a verdade “será estabelecida”.

A prefeita de Vitorino Freire (MA) foi o principal alvo da Operação Benesse, que buscava desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

“Vale destacar que em nenhum momento, nem na prefeitura, nem em qualquer endereço ligado à prefeita, foram apreendidos valores em espécie. Somente documentos e arquivos eletrônicos foram levados na operação, documentos estes que, em sua maioria, já estavam sob posse dos órgãos de controle e Codevasf”, afirmou, em nota, Luanna.

A PF chegou a pedir busca e apreensão nos endereços de Juscelino Filho, mas as medidas foram indeferidas por Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Após deflagrada a operação, a irmã do ministro foi afastada da prefeitura.

4 imagens
Ministro Juscelino Filho, das Comunicações
Sede da Codevasf, companhia levada ao centro do escândalo
Prefeita afastada de Vitorino Freire (MA), Luanna Bringel, ao lado do irmão, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho
1 de 4

Prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Bringel, ao lado do irmão, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Reprodução/Instagram
2 de 4

Ministro Juscelino Filho, das Comunicações

Isac Nóbrega / MCom
3 de 4

Sede da Codevasf, companhia levada ao centro do escândalo

Breno Esaki/Metrópoles
4 de 4

Prefeita afastada de Vitorino Freire (MA), Luanna Bringel, ao lado do irmão, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Reprodução/Instagram

“Contribuindo com a Justiça”

Na nota divulgada após a operação, a gestora afirmou que sempre esteve à disposição das autoridades e órgãos de controle para prestar quaisquer tipos de esclarecimentos e entrega de documentos relacionados às investigações.

Segundo ela, a obra alvo da operação se refere à pavimentação de trechos de estrada vicinal que atendem a treze comunidades do município de Vitorino Freire. “Recurso oriundo de uma emenda parlamentar, um instrumento legítimo utilizado pelos parlamentares para levar obras e serviços para suas bases”, disse.

“Ciente que em breve toda a verdade será estabelecida, e a administração do município de Vitorino Freire voltará à normalidade, a prefeita Luanna Rezende está contribuindo
com a Justiça e se colocando à disposição para os devidos esclarecimentos”, completa a nota.

Emendas

A PF apura o suposto uso, pelo ministro, de R$ 5 milhões de emendas para asfaltar uma estrada em frente à sua fazenda na cidade maranhense na qual a irmã comanda a prefeitura.

A contratada foi uma empresa cujo dono, Eduardo José Barros Costa, é amigo de Juscelino Filho. Conhecido como Eduardo Imperador, ele também foi alvo da operação.

Segundo as denúncias, o engenheiro da Codevasf Julimar Alves da Silva Filho foi o responsável por assinar o parecer autorizando o valor orçado para a pavimentação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?